logo

Semtre promove feira, reunindo empresas e jovens do PMPE

02/03/2007 14:36:11 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com 33 estandes de expositores (empresas) e cerca de 100 representantes de companhias disponibilizando vagas para o mundo do trabalho, foi realizada no centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) a primeira Feira de Trabalho e Emprego de Macaé. O objetivo foi aproximar os cerca de três mil jovens qualificados no Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) - Juventude Cidadã das possibilidades no Mundo do Trabalho. O evento teve início às 09h e foi até às 14h, desta sexta-feira (02).

- Minha expectativa é de que bons frutos sejam colhidos a partir desse encontro – disse o secretário de Trabalho e Renda Cláudio Bogado. Já o coordenador do Projeto Juventude Cidadã, do Ministério do Trabalho, Misael de Oliveira lembrou que essa é a primeira feira desta natureza que ocorre nas 92 cidades brasileiras, onde há o Programa Nacional de Primeiro Emprego. “Minha visão sobre o projeto macaense para inserir os jovens no mundo do trabalho é positiva”, avaliou.

Dentre as empresas presentes ao evento, mostrando seus trabalhos aos jovens e mantendo contato com eles para possíveis inserções, estavam a Brasil Center, a UTC Engenharia e a Petrobras. O coordenador regional do programa Petrobras Jovem Aprendiz, onde 650 jovens aprendem noções de cidadania, aprendizagem e vivência profissional, contou que a empresa estava apresentando o mercado de trabalho para todos os jovens (dos programas Jovem Aprendiz e Macaé de Primeiro Emprego). “A secretaria de Trabalho e Renda está de parabéns pela articulação deste evento”, comentou.

O jovem do PMPE Nilvânio da Silva Santos, que veio do estado de Alagoas com pais e irmãos para conseguirem melhor nível de vida em Macaé, disse que aprendeu sobre os trabalhos onshore e offshore, fazendo o curso de plataformista. “Meu sonho é trabalhar embarcado para uma empresa como a Halliburton”, contou. Ele mora com a família no balneário Lagomar, há um ano.

Durante a primeira feira, houve palestra sobre mercado de trabalho, proferida pelo funcionário público Luis Antonio da Silva Ferreira, o popular Toninho. Ele disse para os jovens ficarem atentos com relação a seus trabalhos, pois o importante é que sejam felizes. “Se não há prazer e vocação no trabalho, não pode haver felicidade. O auto-conhecimento é fundamental para a ampliação das descobertas do mundo, como o entendimento das outras pessoas”, explicou. Ele acrescentou que até para ser um bom chefe deve-se ter, primeiramente, bem estar com o que se faz.

No evento, também aconteceu apresentação da banda Art 1, composta por jovens do programa. Seus oito músicos são alunos do curso de dança de rua com o professor Filipe Itagiba. Eles cantam e tocam MPB, Rap e Black Music. Entre as canções apresentadas nesta sexta-feira (2), estiveram “Volte pro seu lar”, de Marisa Monte, e “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá.

- A meta do evento foi apresentar a essa camada da população, devidamente qualificada pelo Projeto Juventude Cidadã, as oportunidades de emprego e renda em Macaé. Esta feira marca a nova fase do convênio, o momento da inserção no mundo do trabalho. Tudo isso graças às instituições de negócios, empresas estabelecidas em Macaé e ao sistema “S” (Sebrae, Senai e Senac), em especial o Senac, entidade executora do convênio - explicou Bogado.

Bogado afirmou ainda que a Semtre tem dado largos passos para a superação das metas de inserção. “A união dos governos federal e municipal, das empresas públicas e privadas e da sociedade organizada, em prol do sucesso deste projeto, promove o desenvolvimento e a cidadania, amenizando o grave momento de violência que assola o município. A oferta de vagas e emprego neste evento certamente trará benefícios para toda a sociedade”, finalizou Bogado.