logo

Semtre promove reunião com associações de moradores de Macaé

21/02/2006 15:51:38 - Jornalista: Catarina Brust

A Incubadora de Cooperativas da secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) comemora seu segundo aniversário no dia 1º de maio. Para isso, representantes da Semtre se reuniram nesta terça-feira (21), para identificar demandas, priorizar atividades e discutir a comemoração da data com os representantes das Associações de Moradores do Setor Rosa. Pesquisa do Macaé Cidadão identificou o Setor Rosa como local prioritário do município com necessidade de maiores ações para geração de trabalho e renda.

- Ouvir as lideranças da comunidade é muito importante. Elas podem nos transmitir os anseios da população local. Nossa meta é a criação de novas cooperativas e incentivarmos implantações de outras associações, além de fortalecermos as existentes. Queremos saber de que forma podemos auxiliar mais ainda as comunidades, ressaltou Claudio Bogado, secretário municipal de Trabalho de Renda.

A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, explicou que o objetivo, além de dar apoio às associações, também é de fortalecer o trabalho diário delas. “Algumas têm dificuldades no seu próprio funcionamento. Por isso, temos profissionais disponíveis para ajudá-las, como orientadora pedagógica, psicóloga, assistente social, economista (que também faz a contabilidade) e advogado”, disse Aline.

Cerca de quinze representantes de associações de moradores participaram do encontro, realizado no Auditório da Incubadora. Na preleção, a equipe da Semtre exibiu um vídeo sobre as políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura de Macaé, através da secretaria. Os representas das associações, da Nova Holanda, Piracema, Ajuda de Cima e de Baixo, Nova Esperança, entre outras, puderam conhecer melhor os projetos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Sem Fronteiras, Coordenação de Desenvolvimento da Região Serrana, Escola do Trabalhador e a Incubadora de Cooperativas.

Claudio Bogado informou aos participantes que o aniversário deverá ser comemorado no dia 2 (porque dia 1º é feriado). A intenção é promover oficinas. “Nosso objetivo é aproximar o governo municipal e a Semtre das associações de moradores, para que vocês participem na nossa gestão. No dia do aniversário estamos planejando oficinas que funcionariam como mini-cursos e palestras”, enfatizou o secretário.

Os representantes das associações, depois de ouvirem a comunidade, terão até o final de março para apresentar sugestões de ações que serão desenvolvidas no aniversário da Incubadora de Cooperativas. Marlene Barcelos, a Lena, presidente da Associação de Moradores da Nova Holanda, destacou que a localidade já possui grupos de artesãos que fazem trabalhos de crochê, tricô e reciclagem, além de senhoras do grupo da Terceira Idade que ensinam aos mais novos técnicas de artesanato. As dificuldades ficam por conta da comercialização. “Precisamos também de cursos de salvatagem (obrigatório para quem precisa trabalhar nas plataformas de petróleo)”, explicou Lena. O secretário de Trabalho e Renda sugeriu que a associação reúna os artesãos para participarem de um encontro na Semtre para discutir essas questões.

Um outro ponto unânime entre os presidentes de associações foi a questão da qualificação dos jovens, principalmente de 16 a 18 anos, para o mercado de trabalho. Segundo eles, a maioria não tem acesso aos cursos devido ao alto custo financeiro.

- A Semtre já disponibilizou cursos de Telemarketing e Sac (Serviço de Atendimento ao Cliente), Telecomunicações e vai, a partir do dia 6 de março, oferecer também o curso de Eletricista. Esses cursos são realizados em parceria com empresas privadas. Temos também cursos de Taifeiro e Comissário, disse Bogado.

O secretário explicou que os interessados devem fazer o cadastro básico na Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET), que funciona na Incubadora de Cooperativas, na Estrada do Imburo, s/nº, no bairro da Ajuda. Uma agência do CAET, segundo a Semtre, deverá ser inaugurada em breve, na Praça Veríssimo de Mello.

No Macaé Facilita, recém-inaugurado na Barra de Macaé, funciona também um posto do PAT que auxilia o trabalhador na elaboração de currículos e encaminhamento de emprego.