A secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) por meio da Coordenadoria de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) vem oportunizando aos trabalhadores do município o desenvolvimento e a inclusão social, a partir de alternativas de geração de renda. Em parceria com a Associação de Moradores do Campo do Oeste e Maringá, a Semtre iniciou, esta semana, os cursos de artesanato em jornal e pintura em tecido ministrados por instrutoras das próprias comunidades. O curso acontecerá por dois meses todas as segundas e quartas-feiras de 14h às 17h, na sede da Associação.
As aprendizagens estão direcionadas para que os produtos representem símbolos da cidade de Macaé, seguindo orientação da Semtre para que sejam comercializados como brindes sociais junto às empresas de Macaé. Outra estratégia para comercialização dos produtos é a participação na Feira Social de Interação, o que oportunizará também a esses trabalhadores a valorização de suas habilidades e técnicas.
A aula inaugural aconteceu com a presença do secretário Claudio Bogado e do presidente da Associação, Alberto, que incentivaram o grupo de 40 trabalhadores a persistir e a valorizar o potencial que cada um tem para geração de trabalho e renda. O secretário Claudio Bogado fala da importância da participação da comunidade.
– Seguindo a linha de ação que está sendo construída para a Feira Social de Interação, os cursos têm interação da prefeitura de Macaé e comunidade, representada pela Associação de Moradores, alunos e professores, fortalecendo valores locais – frisa Bogado.