Após o período de chuvas, é preciso reforçar os cuidados com a dengue. Este é o alerta da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa), que vem intensificando as ações de combate à doença no município. Nesta quinta-feira (17), uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Ajuda de Cima, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou um mutirão de combate à dengue.
Os profissionais visitaram as residências e comércios, orientando a população sobre a importância de manter os quintais limpos, eliminando os recipientes que acumulam água. O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que o combate à dengue é responsabilidade de todos.
- É importante o engajamento da população no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, pois os dados do Ministério da Saúde mostram que 80% dos criadouros do inseto estão em ambientes domiciliares - alertou.
O controle dos focos é feito em toda parte, inclusive em cemitérios, borracharias e empresas. E, entre as novas armas para enfrentar a dengue está o uso da homeopatia.
O complexo homeopático usado para diminuir os sintomas da dengue, é composto por três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium, planta de origem norte-americana, amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus, extrato que vem do veneno da cobra cascavel, e o Phosphorus ajudam a diminuir as tendências a hemorragias. Pessoas de qualquer idade e mulheres grávidas podem tomar a homeopatia. A secretaria alerta que os riscos de dengue hemorrágica são maiores nas pessoas que já contraíram a doença. Por isso a importância de tomar o complexo.
Para evitar que o mosquito aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:
* troque a água das plantas por terra
* tampe corretamente a caixa d’ água, cisterna, tambores e poços
* lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
* mantenha sempre o lixo fechado
* esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
* não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais