Tendo como prioridade a prevenção, a secretaria Especial de Saúde de Macaé intensificará a distribuição de preservativos durante o verão 2008, visando à garantia do acesso da população aos lugares mais freqüentados no período de férias e no carnaval. O trabalho preventivo é uma das políticas públicas de saúde do governo Riverton Mussi, considerado como a forma mais eficiente no combate às doenças.
Segundo a coordenadora do Programa municipal DST/Aids, Vera Andrade, os preservativos estarão disponíveis nos serviços de saúde instalados durante os shows de finais de semana, que acontecerão na praia dos Cavaleiros e nos distritos da Região Serrana, que têm grande movimento turístico nesta época.
A previsão de distribuição é de 15 mil preservativos por final de semana, totalizando uma média de 60 mil preservativos durante o mês de janeiro e, para a campanha de carnaval, serão fornecidos 40 mil preservativos durante os cinco dias de carnaval.
A diretora técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Julia Christina Abreu, explica que a distribuição e a disponibilização de camisinhas nesta temporada é importante, pois alerta a população sobra a necessidade e a importância do sexo seguro.
- O fato de estar disponível de maneira acessível, cria uma consciência maior das pessoas em relação à proteção e à necessidade do “sexo seguro” como a forma mais eficiente de ter prazer, evitando os riscos de infecções por doenças sexualmente transmissíveis (DST) e pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), ou como é comumente chamado “Vírus da AIDS”, frisou, completando que muitas pessoas não sabem ser portadoras do vírus HIV e não apresentam nenhum sintoma da doença. A AIDS é uma doença que pode demorar muitos anos para se manifestar.
Programa - O trabalho de prevenção no Programa DST/Aids é permanente. Em 2007, foram distribuídos mais de 534 mil preservativos masculinos e femininos, além da realização de palestras, que visam atenuar os efeitos da epidemia do HIV/AIDS no município. O programa possui atualmente dois mil pacientes cadastrados.
Para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos usuários do Programa, como determinam as diretrizes do governo municipal, os setores de fisioterapia e de farmácia serão ampliados.
Os setores, além de ganhar novos espaços físicos, terão outros serviços. A fisioterapia oferecerá o tratamento de eletro-terapia, cinésio-terapia e termo-terapia. Já a farmácia contará com um consultório para atenção farmacêutica, onde os pacientes serão orientados sobre o uso correto dos medicamentos, desta forma reforçando a adesão ao tratamento.
A farmácia do Programa DST/Aids conta com uma grade de 20 medicamentos retro-virais, 12 para infecções oportunistas, além dos medicamentos destinados às doenças sexualmente transmissíveis.