O projeto “CTA Itinerante”, da Coordenação do Programa DST/Aids da secretaria de Saúde, foi lançado na manhã desta quarta-feira (05), no bairro Malvinas. Uma das metas do projeto é aumentar a cobertura do diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da infecção pelo HIV.
A comunidade participou de uma palestra com a assistente social do Programa, Roseli Galvão Branco, que falou sobre DST, HIV, Aids. Em seguida foi realizado o aconselhamento individual, que consiste no preenchimento de um formulário enviado pelo Ministério da Saúde sobre a forma de contaminação, exposição de risco, entre outros.
Roseli explicou que a identificação é opcional e a entrega do resultado do exame será feita por ela, individualmente. Com este exame são feitos os teste Anti-HIV, Sífilis (VDRL), Hepatites B e C. Inclusive as hepatites, que são transmitidas pelo sangue, podem ser adquiridas por tatuagens e piercings que não foram feitos com segurança.
Na próxima quarta-feira (12), o “CTA Itinerante”, realizado em parceria com o Programa Saúde da Família, estará no PSF Malvinas B, na rua Principal do bairro.