logo

Semusa monta esquema especial para Reveillon

28/12/2005 15:03:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaenses e turistas que necessitarem de atendimento médico, em Macaé, durante o Réveillon, poderão contar com equipes em todos os pontos onde haverá festa. A secretaria de Saúde (Semusa) elaborou um esquema de plantão nas praias e na Região Serrana, a partir do dia 30 de dezembro.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que os prontos socorros municipais do centro e do Aeroporto, a Unidade de Emergência Pediátrica e o Hospital Público Municipal (HPM) estarão preparados para dar suporte aos postos para atender os casos mais graves.

Segundo Fernando, serão nove ambulâncias, 13 médicos, 24 técnicos de enfermagem, além de pessoal de apoio, motoristas, maqueiros e auxiliares administrativos durante os dias de evento. Nos Cavaleiros, as quatro ambulâncias, equipadas com desfibrilador, estarão distribuídas entre o posto médico, próximo ao palco e nas imediações do Shopping.

Fernando Diogo acrescenta que, além da Praia dos Cavaleiros, a Semusa também terá equipes de saúde no Bar do Coco, no bairro Aeroporto, na praça Principal da Barra de Macaé, e nos distritos de Glicério e Córrego do Ouro. “Mesmo dispondo de equipe de emergência, iremos reforçar o número de profissionais da unidade mista de Glicério “Dr. Ivair Marinho”, inaugurada recentemente. O mesmo será feito na unidade de Córrego do Ouro”, diz.

O secretário lembra ainda, que as principais demandas no atendimento durante as festas de Réveillon referem-se ao excesso de ingestão de bebidas alcoólicas e o uso irregular de fogos de artifício, que acabam causando queimaduras.

O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, informa que a instituição está preparada para qualquer eventualidade. Diariamente, a população conta com 17 especialidades médicas, centro cirúrgico com quatro salas, setor de imagens com salas de Raio X, ultra-som e tomografia computadorizada.

Cuidados – A Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Semusa, realizará um trabalho intenso nos comércios de alimentos ambulantes, orientando e fiscalizando.

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária, Gilberto Cunha, os fiscais que estarão atuando durante a festa, percorrerão diariamente todos os estabelecimentos verificando as normas de higiene básicas para manipulação, acondicionamento e exposição dos produtos alimentícios, para que os visitantes possam consumir produtos de qualidade sem correr nenhum risco.