Voltada para a manutenção das vias públicas, a secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp) expandiu sua linha ação. Ao longo deste ano, a Semusp atuou em 14 campos de trabalho como coleta de lixo domiciliar, limpeza de terrenos, abastecimento com carro pipa em bairros carentes.
Num balanço geral das atividades desenvolvidas em 2005 dá para ter uma dimensão do que foi executado. Os agentes de limpeza da secretaria recolhem por dia 240 toneladas de lixo domiciliar. A coleta hospitalar chega a 50 toneladas ao mês. De acordo com os levantamentos feitos pela equipe da Semusp a varrição tanto na área central quanto nos bairros foi calculada em 5.270 quilômetros ao mês.
Dentro do setor de saneamento foram registrados 2.500 atendimentos mensais de manutenção da rede de esgoto. Na manutenção de elevatórias e estações de tratamento os funcionários da Semusp fizeram 28 intervenções. Em ruas e estradas vicinais a Semusp fez uma média mensal de 60 quilômetros de serviços de reparos.
Muito embora, não seja responsabilidade da prefeitura, a Semusp limpou terrenos baldios num total de 6.830 metros cúbicos por mês. Na capina mecânica e manual os agentes realizaram 302 mil metros quadrados no mês. Na varrição, os agentes de limpeza fizeram 5.270 quilômetros por mês. Outro serviço realizado pela secretaria foi abastecimento com carros pipas em bairros carentes. Ao todo foram 3.750 metros cúbicos de água distribuídos mensalmente. “Um dos serviços que me proporciona mais satisfação”, resume o secretário da pasta, Delorme Ramos.