Foto: Kaná Manhães
O trabalho nessas localidades vai continuar por aproximadamente uma semana
A Prefeitura de Macaé oferece à população um novo conceito de limpeza pública com o trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) e os efeitos desse controle são os resultados positivos que moradores e visitantes percebem no dia a dia. Nesta quarta-feira (30), 230 homens, com auxílio de pelo menos 20 máquinas e equipamentos, fazem manutenção, tapa buracos e limpeza geral em diversos bairros.
Eles estão no bairro São José do Barreto fazendo pintura de meio fio e postes, capina, varrição e retirada de entulhos das ruas e terrenos baldios, além da recuperação de várias ruas. Equipes também realizam a Operação Tapa Buracos na Avenida Amaral Peixoto, em frente ao Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.
Mais homens e máquinas trabalham na antiga estrada Macaé-Glicério, em uma das entradas da cidade, fazendo limpeza dos canteiros, capina e roçada. Uma máquina niveladora e dois caminhões também estão nas imediações do Horto.
Limpeza e tapa buracos também acontecem no Loteamento Vale Verde, próximo ao bairro Ajuda de Cima; nivelamento das ruas na localidade de Virgem Santa; limpeza e retirada de entulhos no bairro Parque Aeroporto; e capina e reparo de pinturas nas vias do bairro Miramar.
O trabalho nessas localidades vai continuar por aproximadamente uma semana. Para ter uma ideia de como são feitos os serviços, somente no Barreto a Semusp está atuando com 46 homens, duas retroescavadeiras, uma pá mecânica, dois caminhões tocos e dois caminhões truck.
O secretário de Serviços Públicos, George Jardim disse que, além disso, diariamente a Semusp faz a varrição de todas as ruas na área central do município.
- O trabalho na Semusp é feito com planejamento e tem sido uma das prioridades do governo municipal, já que a limpeza pública está ligada à saúde coletiva, destacou Jardim.
As equipes utilizam máquinas modernas que agilizam os serviços, como a Patrol niveladora, usada para recuperar ruas, terrenos e estradas. Ela é utilizada em conjunto com outros maquinários proporcionando a realização simultânea de vários serviços.
Além das máquinas novas, a Semusp conta com funcionários treinados e capacitados para operar de forma segura cada máquina e também com mão de obra especializada que cuida dos serviços manuais.
O trabalho inclui a coleta de lixo que é feita regularmente na cidade. Por dia, a Semusp recolhe 200 toneladas de lixo doméstico e 500 quilos de resíduos de saúde. A secretaria também realiza o serviço de limpa-fossa nas localidades não atendidas por rede de esgoto sanitário.
George Jardim disse que um dos problemas para a efetiva limpeza das ruas, estradas e terrenos baldios é o despejo de lixo e entulhos em vias públicas feito por alguns moradores.
- São pessoas que ainda não se conscientizaram que agindo assim estão contribuindo para espalhar doenças, além de ser falta de educação com todos os cidadãos que precisam ter uma cidade limpa.
O secretário lembrou que o lixo jogado nas ruas também entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes nas épocas de fortes chuvas. Nas regiões mais altas, com a força das águas, o lixo acumulado provoca desabamentos, colocando em risco a vida das pessoas ribeirinhas.
- São situações desastrosas para toda a população que podem ser de menor impacto com a contribuição das pessoas que não devem jogar lixo em vias públicas, concluiu o secretário.