Para evitar que o esgoto contamine o solo, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), está realizando o esgotamento sanitário com sucção das fossas sépticas nos terrenos da Cabeceira do Sana, distrito da Região Serrana de Macaé. A informação foi passada pelo secretário de Serviços Públicos, George Jardim.
Segundo ele, as equipes utilizam um caminhão com tanque e bomba a vácuo de alto poder de sucção, próprio para sugar os resíduos das fossas e desobstruir a rede doméstica. Há 10 dias, os trabalhos foram feitos no Arraial do Sana, na Barra do Sana e no portal do Sana.
Em conjunto com a Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), a Semusp também está promovendo melhorias na rede de iluminação pública do Sana.
- Trinta e nove trocas de lâmpadas já foram feitas e continuamos atuando no distrito para garantir melhor qualidade de vida para os moradores, disse o secretário.
Fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico, nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.
- Essas fossas dependem do esgotamento, serviço promovido rotineiramente pela prefeitura, que é fundamental para a saúde dos moradores, uma vez que combate verminoses e outras doenças, impedindo que os dejetos humanos sejam lançados diretamente no rio ou mesmo na superfície do solo onde estão instaladas as fossas -, completou George Jardim.