Sensibilização marca o Dia de Combate à Homofobia

20/05/2016 12:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

Evento acontecerá na Praça Veríssimo de Mello, a partir das 9h

O Dia Internacional de Combate à Homofobia, Transfobia e Lesfobia, comemorado no dia 17 de maio, vai ser lembrado, em Macaé, com uma sensibilização, na segunda-feira (23), às 9h, na Praça Veríssimo de Mello. A iniciativa é da Subsecretaria de Direitos Humanos, da Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo é estreitar o relacionamento do setor com a população e os serviços oferecidos.

De acordo com informações da coordenadora de Políticas de Gênero e Acesso, Maria Lúcia Vacari, a finalidade da sensibilização é aproximar as pessoas da temática. "Entregaremos folders explicativos sobre a questão de gênero e vamos encaminhar as pessoas à rede, caso haja necessidade. Na minha opinião, o interesse por mais informações está aumentando", informa, acrescentando que outra preocupação recorrente é em relação à violência sofrida pelos homossexuais, transexuais, lésbicas e bissexuais.

De acordo com Maria Lúcia, muitas vezes, eles preferem não registrar o Boletim de Ocorrência. "O registro legal na delegacia de polícia é fundamental, principalmente para termos ideia se esse tipo de crime está crescendo ou não. Quem tiver receio, pode procurar a nossa coordenação, pois estaremos acolhendo e fazendo o encaminhamento adequado", ressalta.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Políticas de Gênero e Acesso, da subsecretaria de Direitos Humanos, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), bairro Ajuda de Baixo, ou pelo telefone: (22) 2796-1629.

Origem - Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar essa tendência como um desvio e, ao mesmo tempo, abolindo o termo (já que, na área de saúde, o sufixo “ismo” caracteriza uma condição patológica). Assim, dizer que a homossexualidade é vício, tara ou doença a ser curada passou oficialmente à categoria de ignorância e preconceito. E, por isso, 17 de maio foi declarado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, quando pessoas em todo o mundo se mobilizam para falar de diversidade e tolerância.