logo

Será nesta quinta a ‘1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima’

11/12/2024 12:02:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Intermunicipal será em Quissamã, no Instituto Federal Fluminense (IFF/Quissamã), das 8h às 17h

As inscrições para a ‘1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima - Macaé, Carapebus e Quissamã’ ainda podem ser feitas no local do evento, Instituto Federal Fluminense (IFF/Quissamã), localizado na Av. Amilcar Pereira da Silva, 727, bairro Piteiras. Foram cerca de 170 inscritos remotamente. Um total de 135 vagas gratuitas foram disponibilizadas em três ônibus para a conferência que acontece nesta quinta-feira (12), das 8h às 17h.

Os ônibus sairão da Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé, em três horários: 6h, 6h30 e 7h. Os veículos passarão por dois pontos de Carapebus: Ubás e, em seguida, Praça Matriz da Igreja Nossa Senhora da Glória. A previsão é que os ônibus cheguem a Carapebus às 6h30, 7h e 7h30. Podem se inscrever na Intermunicipal pessoas maiores de 16 anos de idade dos três municípios realizadores.

A ‘1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima - Macaé, Carapebus e Quissamã’ é a primeira etapa para a ‘5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente’, convocada pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da Intermunicipal é fortalecer a governança ambiental intermunicipal, integrando as políticas de cada cidade participante e promovendo a troca de experiências. Na Intermunicipal, os representantes governamentais e da sociedade civil dos três municípios elaborarão dez propostas, duas por eixo, para envio à conferência estadual. Neste fórum, serão eleitos participantes e delegados que representarão os três municípios na etapa estadual, observando critérios de gênero e etnia.

Cinco eixos temático foram definidos para debate: Mitigação e redução da emissão de gases de efeito estufa (I); Adaptação e preparação para desastres, prevenção de riscos e redução de perdas e danos (II); Justiça Climática e superação das desigualdades (III); Transformação Ecológica e descarbonização da economia com maior inclusão social (IV) e Governança, Educação Ambiental, participação e controle social (V). A Conferência Nacional será de 6 a 9 de maio de 2025. A sua meta é proporcionar um processo participativo que promova um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática.