Sérgio Cabral participa da Brasil Offshore

17/05/2007 14:07:56 - Jornalista: Janira Braga

O governador Sérgio Cabral Filho confirmou ao prefeito Riverton Mussi que vai participar da abertura da Feira e Conferência Internacional da Indústria Offshore de Petróleo e Gás, a Brasil Offshore, que será promovida no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), de 19 a 22 de junho, das 14 às 21 horas. A abertura será realizada no início da tarde do dia 19 (terça-feira).

Consolidada como a terceira maior feira de óleo e gás do mundo, a Brasil Offshore chega em sua quarta edição com expectativa de superar os números de 2005, quando 508 expositores participaram da feira, que ocupou um espaço de 24, 175 metros quadrados no Macaé Centro e contou com 35.950 visitantes.

Neste ano, a área de exposição será ampliada para 27 mil metros quadrados. Organizada pela Media Group do Brasil, a MG do Brasil, com apoio da prefeitura de Macaé, a feira vai reunir todas as multinacionais do petróleo e gás, terá conferências organizadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e rodadas de negócios promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

- O petróleo é a mola mestra da economia do município e a principal matriz energética. Somos a capital nacional do petróleo e a Brasil Offshore reúne empresas da indústria offshore de petróleo e gás, entre fabricantes, fornecedoras e importadoras de produtos e serviços relacionados ao setor – observou o prefeito.

Segundo Riverton Mussi, a grande importância da feira é que seu foco é voltado para a operação.

- Na Brasil Offshore, o empresário faz negócio, pois está dentro de um grande canteiro de produção com ênfase no negócio. Além disso, a feira vai aumentar a arrecadação no comércio, não só no impacto direto, mas indireto, à medida que novas empresas passam a estabelecer parcerias com o município - disse.

A prefeitura de Macaé vai montar um estande que divulgará as potencialidades econômicas da cidade com vistas a novos investimentos e mostrar a logística da cidade e as facilidades para novos empreendimentos. O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, ressaltou que a Brasil Offshore tem garantido a Macaé uma referência de pólo de desenvolvimento regional.

- O setor offshore é muito importante para o país porque puxa o PIB brasileiro e em nossa cidade, é sediado um dos mais importantes eventos do mundo do setor, a Brasil Offshore. A feira beneficia a cidade com a chegada de novas empresas, novas oportunidades de geração de emprego e renda, além da movimentação da rede hoteleira, de restaurantes, e toda a cadeia produtiva de serviços – ressaltou Gurgel.

O diretor da MG do Brasil, Eric Henderson, ressaltou que para atender a demanda do mercado, a Feira terá um período maior de realização, passando de três para quatro dias, com início na terça-feira e encerramento na sexta, além do acréscimo de uma hora.

- Outra grande novidade é que nas conferências organizadas pelo IBP, haverá
um enriquecimento na programação do conteúdo técnico e abrangência da
qualidade das palestras nacionais e internacionais, através da participação
do ‘chapter’ brasileiro da SPE, a Society of Petroleum Engineers, no comitê
organizador - disse.

Henderson informou que o tema geral da conferência é "Recuperação de Poços Maduros".

- Na área Internacional, o jornal UPSTREAM, hoje considerado como a principal fonte de notícias no setor de petróleo offshore mundial, vai produzir um ‘Show Daily’, que será publicado nos quatro dias da feira, com notícias internacionais de seu time de repórteres espalhado por todo o mundo, junto com as notícias geradas no mercado offshore do Brasil. A Upstream também produz os ‘Show Dailies’ na Offshore Europe, ONS,OTC, Houston. Esta é mais uma mostra da crescente internacionalização da Brasil Offshore - disse.