O distrito de Glicério, na serra macaense, foi invadido por uma onda de cultura nos seus diversos segmentos que possui, devido a realização da I Jornada Cultural, composta de uma programação rica e diversificada, objetivando não só a importância da leitura, mas também das artes, dança, música. Enfim, até o dia 29 de maio, Glicério entrará definitivamente no circuito cultural macaense.
A abertura feita pela responsável da Biblioteca Henriqueta Marotti, Célia Jatobá, foi realizada no Auditório Municipal de Glicério e contou com as presenças da juventude serrana e suas famílias, diretores, professores, presidente das associações de moradores, representantes dos realizadores, secretários e a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly acompanhada de sua vice, Ana Cristina Cabral, e demais assessores.
Logo na entrada do auditório, a exposição “O Brasil de Portinari” já indicava que era apenas o começo de tudo que estava previsto. Folders, micas, poemas e poesias dispersos e agregados a uma decoração com plantas nativas faziam do local um ambiente acolhedor e rico em conhecimento. A biblioteca, que fica anexa ao auditório, com apenas dois anos de existência, já possui um acervo com mais de 10 mil itens entre livros, CDs, DVDs e jornais.
De acordo com Célia, a biblioteca acabou de receber algumas doações da Petrobras, da Termelétrica UTE Norte Fluminense e do Centro Nacional da Cultura Popular. “Estamos recebendo um apoio muito grande dos nossos parceiros, isso nos impulsiona, chegando até me emocionar”, declarou.
Após os hinos Nacional e de Macaé, Célia agradeceu a todos os presentes, aos apoiadores e enalteceu o trabalho realizado pela presidente, Sheila Polly, a frente da Fundação. “Sheila é uma mulher de fibra que tem nos dado apoio e nos motivado muito”.
Emocionada e feliz, Sheila falou: “Fico agradecida a todos que de forma direta ou indireta ajudaram Célia a realizar esta jornada. O prefeito Riverton não quer que a cultura fique restrita a guetos, ele quer que ela vá do centro ao Lagomar, a Imboassica, passando por toda a serra, chegando ao menor cantinho do Sana. Em breve, teremos um “caminhão palco” que todos que acontecerem no município e puderem ser adaptados para o caminhão, serão trazidos para cá.”
No primeiro dia, a jornada teve como tema “Cultura”. O subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, fez uma palestra intitulada “Identidade & Memória”, onde falou sobre a história de Macaé, seu desenvolvimento com a vinda da Petrobras, das centenárias sociedades musicais, Nova Aurora e Lyra, encerrando com uma dinâmica em círculo, que fez os presentes vibrarem.
A apresentação dos alunos da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart), Anderson Alexandre, no teclado; Bruno Pinheiro, no violoncelo, e Cristian Thomaz, no violino, também mereceu destaque.
Durante o evento Sheila inaugurou a nova Brinquedoteca, que fica ao lado da biblioteca, preparada para as crianças se divertirem ao mesmo tempo, que vão aprendendo.
A programação segue com as seguintes atrações:
Sábado – 22 de maio Tenda Cultural
Feira de Artesanato
14h- Campeonato de Futsal, Xadrez e Jiu-Jitsu
16h- Apresentação de Dança
Apresentação Art Luz
Bate papo com o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer – Alex Moraes
e o Subsecretário de Turismo, Rosalvo Jr.
19h – Cinema Cultural – Ponto de Cultura
Domingo – 23 de maio Tenda Cultural
14h – Oficina: Ervas Medicinais por Isaura Maria
15h- Debate Ambiental
17h- Cia de Teatro Pôr do Sol
18h- Cinema: Sessão Mazzaropi
Segunda – 24 de maio Auditório Municipal de Glicério
10h- Oficina: Origami por Jessica Denise de Oliveira
14h- Palestra: O Brasil de Portinari por Isabel Reis/ Petrobras
Terça – 25 de maio Auditório Municipal de Glicério
14h- Oficina: Desenho Livre por Lucas Marques
Quarta – 26 de maio Tenda Cultural
14h- Arte com Feijó
Quinta – 27 de maio Auditório Municipal de Glicério
14h- Arte& Educação
Sexta – 28 de maio Tenda na Praça
15h- Reciclagem por Maria Alice Peixoto
19h – Ciranda da Poesia
Exposição: O Brasil de Portinari
Sábado – 29 de maio
10h- Palestra com Drª Angelina Siqueira Costa – Juíza Federal da Vara Única de Macaé
Cidadania e Acesso ao Poder Jurídico
Gratuidade dos Atos Necessários ao Exercício da Cidadania
Assistência Jurídica Gratuita
Os Juizados Especiais Federais como Realidade Efetiva ao Exercício da Cidadania
11h- Palestra
I Socorros e Prevenção de Acidentes com Tem. Cel. Eric Alves da Silva
14h- Apresentação dos Portadores da Alegria
17h- Tarde de Autógrafos - Invenção da Vida por Adriana Bacellar