O cadastro eletrônico deve ser realizado antecipadamente para agilização do processo
Um total de 38 mil microchips foram adquiridos pela prefeitura para um mapeamento abrangente dos animais de Macaé. Isso permitirá a criação do Registro Geral de Animais do Município e a implementação de novas políticas públicas como a microchipagem em animais, que fará parte do programa Macaé Pet, oferecido pela Secretaria de Proteção e Defesa do Animal. Os tutores já devem se cadastrar no endereço eletrônico animalltag.com.br/redeanimalltag para agilizar o processo de implantação do microchip injetável subcutâneo.
O Registro Geral cadastrará dados como: espécie, sexo e idade dos animais. Além disso, registrará informações sobre a situação do animal, identificando se possuem tutores ou se são comunitários. Além do microchip, o tutor receberá uma tag para coleira com QRCODE, que possibilitará acesso rápido aos dados do tutor, que possuem divulgação previamente autorizada pelo usuário via sistema. Tendo recebido um microchip, caso um animal perdido seja encontrado, o sistema facilitará a sua devolução ao lar, o que acarretará na diminuição do número de animais nas ruas. O Registro Geral de Animais, instituído pela Lei 3430/2010, é inédito em Macaé e na região.
O lançamento do serviço de Microchipagem de Animais será na próxima terça-feira (18), às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no bairro São José do Barreto. O serviço prosseguirá para todos os animais que passarem por consultas na UBS Animal e pelas campanhas de vacinação.
Através do programa Macaé Pet, a Secretaria de Proteção e Defesa do Animal oferece também castrações e consultas veterinárias gratuitas.
“Esta iniciativa representa um passo significativo em direção à proteção e bem-estar dos animais de nossa cidade, demonstrando o compromisso com a causa animal e o desenvolvimento de políticas que visam garantir o seu cuidado e segurança”, disse a secretária de Proteção e Defesa do Animal de Macaé, Cristiane Fagundes.