logo

Serviço Municipal de Hemoterapia é referência na região

18/05/2022 10:43:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno/Arquivo

Espaço atende 10 unidades hospitalares receptoras

A doação de sangue é um ato voluntário, de amor e responsabilidade social, que ajuda a salvar vidas. O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é referência na região, com atendimento a 10 unidades hospitalares receptoras. Para doações, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 11h30.

Após o período de doação de sangue, outros procedimentos são realizados, com funcionamento e atendimentos ininterruptos, 24 horas por dia. Entre eles, o processamento laboratorial imediato do sangue coletado, atendimentos ambulatoriais a pacientes com doenças hematológicas, procedimentos de sangrias, aplicação de fatores da coagulação, expedição de hemocomponentes para estoque e, também, suporte a urgências e emergências de pacientes e unidades hospitalares atendidas.

De acordo com o gerente administrativo do Serviço Municipal de Hemoterapia, Denio Marinho, o primeiro quadrimestre de 2022 já apresenta um aumento de 15% no número total de doadores aptos em relação ao mesmo período de 2021, além do crescimento de 14% de transfusões realizadas e 20% de doadores de primeira vez.

O fluxo total da coleta tem duração média de 50 minutos. O doador apresenta seu documento oficial com foto na recepção, onde são apresentadas as instruções iniciais e os critérios básicos para a doação. Na sala de espera, o serviço social informa sobre as etapas da coleta de sangue, além de realizar ações de conscientização, sensibilização e fidelização dos doadores.

Em seguida, é realizada a triagem clínica por um profissional de saúde, por meio de entrevista pessoal e sigilosa, além da aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura e dosagem de hemoglobina. O doador apto segue então para a sala de coleta de sangue, que possui três cadeiras próprias para este procedimento. Após a coleta, é necessário permanecer no local por 15 minutos, no mínimo, período exigido para a devida recuperação, onde é oferecido um lanche, também obrigatório.

O médico responsável técnico do Serviço Municipal de Hemoterapia, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, pontua que Macaé tem um papel regional fundamental na área. “A cidade é polo para vários municípios vizinhos. Cirurgias, tratamentos oncológicos, traumas, entre outros procedimentos necessitam do uso de sangue e hemocomponentes. Buscamos sempre acolher o doador voluntário com simpatia, transformando a sua experiência de doação de sangue em algo agradável”, frisa.

A assistente social, Karla Ferreira Barbosa, destaca que os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Ela acrescenta que as mulheres podem doar três vezes ao ano, com espaçamento de 90 dias.

O Serviço Municipal de Hemoterapia conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

Para facilitar o acesso dos doadores, o Hemonúcleo possui agendamento eletrônico, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação.


O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, no Centro. O telefone para contato é (22) 2796-1756.

Requisitos básicos para doação:

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);

  • Pesar no mínimo 50kg;

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

  • Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);

  • Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.