O estoque, atualmente, está abaixo do necessário
Doar sangue é uma demonstração de amor. O gesto pode salvar até quatro vidas. Atualmente, o estoque sanguíneo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé está abaixo do necessário. Para que ele volte a ficar em um limite satisfatório, é preciso que a população se mobilize, principalmente durante este período de verão. São aceitas doações de qualquer tipo de sangue: A-, A+, AB-, AB+, B-, B+, O- e O+.
O voluntário deve fazer o agendamento online no site da prefeitura, através do seguinte link: https://macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/doacao-de-sangue-macae.
"Estamos pedindo doação de sangue para podermos ter um estoque de plaquetas até o fim do verão. Solicitamos que sejam preferencialmente homens, justamente por causa da produção de plaquetas. Fazemos esse pedido específico porque muitas mulheres já tiveram gravidez ou aborto, e podem ter anticorpos contra outros tipos de sangue", explicou o médico hematologista Adelmo Henrique Dalmas.
As plaquetas são estruturas presentes no sangue que não são células completas. São fragmentos de citoplasma formados na medula óssea a partir de células denominadas megacariócitos. No sangue, essas estruturas atuam impedindo a ocorrência de hemorragias e ajudando no processo de coagulação. Normalmente, o organismo humano possui de 150 mil a 450 mil plaquetas por microlitro de sangue. Desse total, 70% estão localizadas na circulação e 30% estão presentes no baço.
O Serviço de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município, além de cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
Os requisitos básicos para doação são: