logo

Serviço Municipal de Hemoterapia lembra do Dia Mundial da Hemofilia

17/04/2025 10:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom | Bruno Campos

O Serviço Municipal de Hemoterapia atende pessoas com hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia é celebrado no dia 17 de abril, é uma data significativa e tem o objetivo principal de conscientizar a sociedade sobre essa doença e os avanços no seu tratamento. O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé atende pessoas com a doença por meio de uma equipe multidisciplinar, além de atendimento a pessoas com outras coagulopatias.

O coordenador do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, médico Hematologista, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, explica que a hemofilia é um distúrbio hereditário que se origina a partir de uma mutação genética e resulta na diminuição, ou ausência completa, de um dos fatores envolvidos na coagulação sanguínea.


“Por ser uma doença congênita não tem cura e se manifesta quase que exclusivamente nos indivíduos de sexo masculino. A pessoa com hemofilia pode apresentar hematomas, sangramentos musculares e articulares de forma espontânea ou provocada, até mesmo por pequenos traumas. Esses eventos hemorrágicos podem resultar em danos permanentes nas articulações se o paciente não estiver em bom controle da doença”, explicou.



A coordenadora do Atendimento Multiprofissional em Coagulopatias do Serviço Municipal de Hemoterapia, a enfermeira Danielly Cristina da Silva Andrade, explica que Macaé é um Centro Regional de referência para o atendimento aos portadores de hemofilia, assim como outras coagulopatias.


“A assistência aos portadores de coagulopatias é realizada por uma equipe multiprofissional treinada e capacitada para diagnosticar e monitorar a evolução, além de tratar as intercorrências hemorrágicas quando houver”, informou.



Ela informou ainda que o tratamento da Hemofilia prevê a reposição específica do fator de coagulação que o portador é deficiente, prevenindo então os eventos de sangramento, o que garante uma melhor qualidade de vida.

Atualmente os fatores de Coagulação são produzidos através de engenharia genética, mas também a partir do processamento do plasma humano obtido nas doações de sangue.

De acordo com a coordenadora, esses tratamentos são fornecidos pelo Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias para serviços de hemoterapia credenciados no Ministério da Saúde. O Serviço Municipal de Hemoterapia do Município de Macaé é um desses centros credenciados no país para o armazenamento, distribuição e infusão destes fatores nos pacientes cadastrados.


“O Dia Mundial da Hemofilia procura despertar na sociedade o reconhecimento dos enormes avanços tecnológicos em hemoterapia e hematologia, que ao longo dos anos tem permitido melhorar o resultado clínico neste grupo de portadores de doenças do sangue. A data comemorativa lembra aos gestores públicos que pacientes com doenças crônicas têm interfaces que tocam outras áreas para além da saúde, como a educação e os direitos humanos, e todo esforço deve ser feito para permitir que seus portadores sejam inseridos na sociedade com igualdade de condições”, concluiu o coordenador Adelmo Daumas Gabriel.



O Serviço de Hemoterapia fica localizado na Rua Doutor Bueno, 40, Centro (ao lado do Hospital São João Batista). Para mais informações por meio do telefone: (22) 2796-1756 ou pelo email hemoterapia@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas