A secretaria sxecutiva de Serviços Públicos (Semusp) de Macaé está atuando na Virgem Santa, com limpeza de canais e do antigo leito assoreado do Rio Macaé. As ações atendem a reivindicação dos moradores e produtores rurais da Virgem Santa, localidade produtiva do primeiro distrito de Macaé.
De acordo com o secretário Delorme Ramos, a limpeza e dragagem dos canais e rios da Virgem Santa estão bem adiantadas, com quase dois quilômetros já concluídos. Atuam na área homens e máquinas da Semusp – uma escavadeira hidráulica, limpando os rios - e uma retro-escavadeira e caminhões de apoio. As ações começaram há 15 dias e devem estar concluídas dentro de cerca de 45 dias, já que há muitos canais em toda região .
- Além da limpeza dos rios e canais, uma máquina está atendendo aos produtores, no escoamento de águas de suas propriedades – disse Delorme Ramos.
As ações da Semusp vão continuar até que todo o trecho do antigo leito do Macaé e os canais que cortam a região estejam limpos. “Estamos atendendo a essa solicitação dos produtores e moradores da Virgem Santa e nossa intenção é concluir esse trabalho antes da época das chuvas, que sempre começam na região em outubro ou novembro”, falou Delorme Ramos.
O secretário explica que a área é muito baixa e com o assoreamento do Rio Velho e dos canais, as cheias eram constantes. Com as enchentes, os proprietários rurais tinham prejuízo, com perda da produção e do capim para o gado. A limpeza e a dragagem vão possibilitar que as águas corram naturalmente, em época de cheia, deixando a área livre das inundações.
Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Macaé, Joaquim Salim Selem, as ações no local resultam de parceria entre a prefeitura e a Cooperativa, e representam a redenção da localidade, que há muitos anos vem sofrendo com as constantes cheias dos rios e canais. “Os moradores aguardavam essa limpeza há anos, porque as cheias prejudicavam toda a vida produtiva da Virgem Santa, com prejuízos para a pecuária de leite e a agricultura”, disse Joaquim Selem.
O presidente da Cooperativa explica que a localidade é cortada por três rios - Macaé, São Pedro e o Velho, o antigo leito do Rio Macaé, e vários canais. Segundo ele, há anos o curso do Rio Macaé foi mudado, permanecendo, porém, o Rio Velho que há muito tempo não era limpo e se encontrava totalmente obstruído. A falta de dragagem dos canais vinha causando as cheias, que alagavam toda a região, matando o alimento do gado e as lavouras. Os produtores contabilizavam prejuízos a cada ano, apesar de se tratar de uma região muito produtiva, com terra fértil e que vem crescendo a cada ano.
Troca da comporta – redenção da Virgem Santa
O presidente da Cooperativa Agropecuária de Macaé ressalta a parceria que a entidade mantém com o governo do prefeito Riverton Mussi, através da Semusp e da Agrape, que também vem atendendo às reivindicações da localidade. Ele ressalta também a troca da comporta como redenção para a localidade.
- Esse trabalho vai beneficiar a toda região. Quando chovia, a comporta que existe hoje já não dá vazão. A ação da Semusp na Virgem Santa é muito importante, mas, nós ressaltamos que a redenção da Virgem Santa será a substituição da comporta pela Semusp. Não adianta limpar os canais sem conter o que entra, inundando tudo e salinizando a terra. Consideramos esse um trabalho inteligente, uma ação preventiva, antes das chuvas do final do ano. Estamos muito satisfeitos - concluiu Joaquim Selem.
O Rio Velho
Assim é conhecido o antigo leito por onde passava o rio Macaé, que foi abandonado após o desvio do seu leito original anos atrás. Assoreado, o antigo leito sempre enche em épocas de chuva, causando problemas para os agricultores locais. Nessas ocasiões, o Rio Velho e outros canais da Virgem Santa alagam toda a área por onde passam. Como a atual comporta não funciona a contento, as inundações trazem água salgada que vem do mar, destruindo e matando as plantações e as pastagens, trazendo prejuízos para os proprietários rurais da Virgem Santa. A localidade tem hoje 24 produtores rurais ativos cuidando da agricultura e pecuária, colaborando com o crescimento econômico do município. Outros moradores também praticam a agricultura de subsistência.
Virgem Santa – área rural e área urbana
Situada no primeiro distrito de Macaé, a Virgem Santa é composta de área rural e área urbana. As ações vão beneficiar tantos os proprietários rurais quanto aos moradores da localidade.
- Só se limpava o Rio Macaé e o Rio São Pedro. O Rio Velho e os canais ficavam obstruídos e os prejuízos se acumulavam. Além da limpeza e dragagem, estamos trabalhando nas estradas, construindo bebedouros para os animais. O prefeito Riverton Mussi vem se reunindo com a comunidade e se propôs a atender as suas reivindicações e é o que estamos fazendo – conclui Delorme Ramos.