Até o final do mês, a secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp) recolocará lixeiras em vários pontos da cidade. A última compra feita pela Semusp, em novembro de 2006, 1.500 lixeiras foram distribuídas em ruas do centro da cidade como avenida Rui Barbosa e Teixeira de Gouveia, em vias expressas como a Linha Vermelha e outros pontos considerados de grande movimento como a praia Campista e avenida Atlântica, no Cavaleiros.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, uma nova compra foi feita no mês de abril.
- Estamos esperando chegar as lixeiras para fazer a instalação - explica o secretário, acrescentando que a troca de lixeiras não obedece nenhum cronograma, é feita com base nos levantamentos realizados pelos funcionários da Semusp.
- A programação é definida de acordo com a necessidade de cada bairro. Em média, são trocadas 45 lixeiras por mês. A instalação das novas lixeiras não chega a ser percebida pela população devido à ação de vândalos que danificam muitas delas - explica Delorme.
Um dos pontos mais críticos é a orla da praia Campista, onde após cada final de semana as lixeiras aparecem quebradas. No início da atual administração, a Semusp adotou uma nova padronização em tom azul paras lixeiras. E para diminuir a ação de vândalos, ganharam um material mais resistente. No entanto, diz o secretário, não foi o suficiente para conter a destruição.