Cerca de 250 atletas participaram da IV Ultramaratona Rio 24h - 1º Campeonato Brasileiro Caixa, que aconteceu no último fim de semana, no Rio de Janeiro. Entre eles estava Maria Aparecida de Mello, corredora macaense e servidora pública municipal que há mais de 20 anos representa Macaé em corridas por todo o Brasil. E em mais este desafio de alto nível, a funcionária da Secretaria Municipal de Educação se destacou, ficando em primeiro lugar em sua categoria (de 55 a 59 anos) e quinto lugar na classificação geral.
Acostumada a correr maratonas famosas, como a maratona de Curitiba, a Volta Internacional da Pampulha e a Corrida de São Silvestre, em que também ficou em primeiro lugar em sua categoria no ano de 2010, além da Corrida da Ponte, em que ficou em segundo lugar, e da Maratona do Rio, em que voltou a ficar em primeiro lugar em sua categoria este ano, Maria Aparecida topou encarar mais este desafio:
- Não sabia como treinar para a ultramaratona, por ser um treinamento diferente do que é feito para corridas com uma distância estipulada. Com a ajuda de informações que consegui sobre este tipo de prova e de colegas que me auxiliaram, passei a correr de 20 a 22 km diariamente, além de ir à academia para treinar.
Foi após disputar a Maratona do Rio e obter mais um bom resultado, que Maria Aparecida teve certeza de que poderia alcançar uma conquista ainda maior. Tanto que na Ultramaratona Rio 24h ela largou às 9h05 do sábado e só parou de correr às 8h25 do dia seguinte. A prova deste ano ainda apresentou uma novidade: cada volta, de 1.505 metros, foi disputada parte na pista de corrida e parte em piso de asfalto. Até mesmo as refeições ela fez sem parar de correr.
- Estava junto de um grupo de Rio das Ostras e da Associação de Corredores de Macaé, formando um só grupo. Além disso, meus filhos também ficaram no apoio, o que me deu ainda mais força para encarar um calor de 33° durante o dia e os ventos fortes durante a noite. Estávamos ali e não podíamos desistir.
Todo o esforço valeu à pena. Tanto que Maria Aparecida não esconde a satisfação pelo resultado conquistado: “Sempre fui muito crítica com relação a esse tipo de prova, mas foi uma disputa de alto nível e minha satisfação foi correr com os melhores e saber que sou capaz de vencer. Acreditei e venci”, comemorou.
A maratonista não esquece o apoio que recebeu para que conquistasse estes resultados: “Agradeço a Secretaria de Educação e a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente nesta conquista”, finalizou.