Servidoras participam de edição especial do curso Elas por Elas

15/09/2022 14:52:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Rui Porto Filho

Os encontros seguirão até novembro, na Cidade Universitária

Com a sala cheia, teve início nesta quarta-feira (15), a segunda edição do curso Elas por Elas, especial para as servidoras municipais. Os encontros serão realizados sempre às quartas-feiras, durante os meses de setembro, outubro e novembro, na Cidade Universitária.

A primeira aula teve como tema “Violência contra a mulher e as relações familiares” e foi mediada pela advogada e secretária de Políticas para Mulheres, Jane Roriz, e a assistente social e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Sandra Caldeira e contou ainda com a participação da professora do curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernanda Almeida.


“Foi com muita alegria que pensamos o Elas por Elas, aprovado como projeto de extensão pela UFF. O curso tem como ideia promover a educação jurídica e aproximar as mulheres dos seus direitos. O objetivo é que elas se apropriem do conhecimento e possam levar essas informações para os seus setores de trabalho e no dia a dia”, enfatiza Roriz.


A primeira edição da formação e capacitação em direito das mulheres aconteceu em 2019, como lembrou a professora Fernanda Almeida. “Desde o início do projeto, há três anos, sempre pensamos nessa proposta das alunas atuarem como multiplicadoras. Fico muito feliz pela parceria com a secretaria da Mulher, que tem dado muito certo, assim como no projeto Maria da Penha nas Escolas”, destacou.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres e o curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres. O curso conta com material de formação e diversas convidadas que discutirão temas como “Mulher e o Meio Ambiente do Trabalho”, “Discriminação e Preconceito”, “A História da Luta das Mulheres no Brasil”, “Saúde da Mulher, Cuidados e Serviços da Rede de Atenção”, “Mulheres, Direitos Humanos e Sistema de Justiça”, “A Mulher e a Divisão Sexual do Trabalho” e “Artes para Elas”.

Servidora da secretaria de Obras, a aluna Carine Campos ressaltou que o curso é uma oportunidade para se manter atualizada sobre a área que escolheu estudar: “Estou terminando uma pós-graduação sobre violência doméstica e acredito que o Elas por Elas me trará grande conhecimento, não só em termos acadêmicos, mas para o trabalho e a vida”.

A estudante do curso de direito da UFF, Luana Melo, contou que ingressou na universidade com a expectativa de trabalhar com a temática dos direitos das mulheres após se formar. “Estou muito animada, pois essa é a área que mais me interessa dentro do direito. Sempre tive vontade de trabalhar dentro dessa perspectiva”, comentou.

O curso "Elas por Elas" foi desenvolvido para ser um espaço de voz ativa e troca de saberes, baseado na concepção de que a informação é uma importante ferramenta para o acesso à justiça e a garantia de direitos.


Fotos Relacionadas