O projeto permite a integração da rede escolar com a política de proteção e defesa civil
A Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil participou do III Prêmio Servidores Inovadores com o projeto "Centro de Monitoramento Operacional com estações meteorológicas de baixo custo", inscrito na categoria Gestão / Projetos a partir de uma necessidade identificada pela equipe, em monitorar o município de ponta a ponta e saber sobre precipitação de chuva, temperatura, intensidade e direção do vento e umidade relativa do ar, entre outros detalhes.
Os integrantes da equipe foram os servidores públicos municipais Joseferson de Jesus Florêncio, Eduardo Lopes Santos, Eric Lacerda Schueler, Pamela Silva Lima de Oliveira, Celma Cristina Pereira Borges, e André Luiz de Oliveira Miranda. Eles explicaram que o Centro de Monitoramento Operacional com estações meteorológicas de baixo custo tem como objetivo desenvolver Aplicações de Automação em Telemetria com instalação de Estações Meteorológicas em 35 escolas da rede pública, promovendo a integração da rede escolar com a política de proteção e defesa civil. A implementação do Centro de Monitoramento se dá tanto no aspecto de coleta de dados, quanto na sua análise e tratamento.
Além disso, o intuito é estabelecer condições de cooperação mútua para funcionamento do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, visando a inserção de alunos e profissionais interessados no desenvolvimento de softwares e na instalação de equipamentos de telemetria para acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres naturais, contribuindo com o alcance das metas da Agenda 2030, do Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil através da Lei 12608/2012.
"Temos também como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento das estações meteorológicas, tanto seu hardware quanto seu software, que será modelado para atendimento das necessidades do município. Será realizada análise dos dados coletados, geoprocessamento e adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da Defesa Civil, por meio do qual as partes identificadas ajustaram cooperação técnica e científica, levadas a efeito por meio de atividades através de ensino, pesquisa e extensão, bem como o desenvolvimento de projetos na área de Proteção e Defesa Civil alinhados aos projetos de Defesa Civil nas escolas", detalhou Joseferson.