Foto: Moisés Bruno
A cerimônia foi realizada pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior nesta quarta-feira (30) na Cidade Universitária
Os vencedores do IV Prêmio Servidores Inovadores da Prefeitura Municipal de Macaé têm características em comum como pró-atividade, criatividade e inovação. E para reconhecer e valorizar as boas práticas na administração municipal, a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, realizou, nesta quarta-feira (30), na Cidade Universitária, a entrega da premiação para quatro categorias, distribuídas em 12 equipes de 14 órgãos. Este ano, foram 265 inscritos, com 131 profissionais premiados.
O prêmio tem o objetivo de incentivar a criatividade, melhorar os serviços oferecidos à população e fortalecer a cultura da inovação no setor público. A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, destacou a importância do projeto. “Esses profissionais entregaram os melhores serviços para a população. Eles tiveram a iniciativa, o impulso de transformarem as circunstâncias, pois enxergaram novos caminhos para alcançar a inovação no serviço público”, frisou a secretária.
As categorias disputadas foram: Atendimento ao Cidadão - reconhece iniciativas que melhoram a interação entre o governo e a população; Políticas Públicas - destaca projetos que promovem mudanças significativas na gestão pública; Pequenas Iniciativas - valoriza ações simples, mas eficazes, que geram impacto positivo; Gestão - premia soluções inovadoras em processos e procedimentos internos.
A representante da comissão organizadora, Alice Tavares, informou que em quatro anos o prêmio recebeu a inscrição de 121 projetos, com 48 premiações e mais de 400 servidores reconhecidos. “Esses projetos alcançam uma relevância social e, ainda, conhecemos o que o profissional da ponta está realizando para o cidadão. Nossa missão é atender a população com eficiência e proatividade”, evidenciou o professor Jerônimo Prudêncio, representante da comissão organizadora.
Vencedores:
O primeiro lugar da categoria ‘Gestão’ foi o projeto “Capacitação para Servidores Públicos Municipais: abordagem, atendimento e garantia de direitos da comunidade LGBTI+”, promovido pelas secretarias de Políticas para as Mulheres, Administração e Recursos Humanos. “A iniciativa buscou evidenciar que essas pessoas existem no serviço público municipal. É muito gratificante perceber que a gestão tem um olhar diferenciado para esses profissionais, seja por meio do reconhecimento ou políticas públicas efetivas”, disse Eduardo Noronha, representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, reforçou a importância da conquista. “O trabalho em equipe e integrado com outras secretarias tem como resultado o impacto para a população. Isso é primordial no desenvolvimento de políticas públicas”, acrescentou.
Na categoria ‘Pequenas Iniciativas’, o primeiro lugar foi do projeto “Educação Antirracista no Colégio Municipal Botafogo: reflexões a partir da literatura, das inteligências artificiais de racismo algorítimo”. “Ocupar esses espaços que alguns insistem em dizer que não são nossos é fundamental, pois somos, em maioria, pretos ou pardos. Valeu a pena mostrar aos alunos todo um letramento antirracista”, disse a diretora da unidade de ensino, Ana Lúcia Teixeira. A professora responsável pelo projeto, Salomé Aquino, acrescentou a importância do trabalho. “Debater em sala que o racismo está até no algoritmo da inteligência artificial foi importante para que os alunos saíssem do lugar comum”, pontuou.
O projeto “I Curso de Capacitação em Letramento Racial e Políticas Afirmativas” conquistou o primeiro lugar da categoria Políticas Públicas. “A política pública de combate ao racismo se faz com recursos. Agradecemos todo o apoio da gestão para a realização desse trabalho. Hoje, foi sancionada a lei que garante a continuidade dessa capacitação em todo serviço público”, disse o secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Dorniê Matias da Silva.
A entrega da última categoria foi ‘Atendimento ao Cidadão’. O primeiro lugar ficou com o Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Infantis, Suplementos Nutricionais e Dietas Enterais, da Secretaria de Saúde. “Anteriormente, essas entregas aconteciam por via judicial. Agora, com verba municipal, saímos de 200 pessoas atendidas para 600. Eram 10 tipos de fórmulas e, atualmente, são 32. Atendemos pacientes oncológicos, crianças, pacientes intolerantes, idosos, entre outros. O avanço representa um olhar diferenciado para essas pessoas”, frisou a gerente de Alimentação e Nutrição, Verônica Guimarães.
Conheça os projetos premiados.