logo

Servidores municipais se qualificam em cursos da UFRJ

20/07/2010 16:03:37 - Jornalista: Anréa lisboa

Começou nta segunda-feira (19), estendendo-se até o dia 28, na Cidade Universitária e no Nupem, o “Inverno com Ciência: UFRJ e Sociedade compartilhando saberes”, com o apoio da Secretaria de Educação. São vinte e oito atividades gratuitas em diversas áreas que atraíram 520 pessoas. Entre os inscritos, muitos funcionários e servidores municipais.

- A parceria entre a prefeitura e as universidades públicas instaladas na Cidade Universitária só traz benefícios à população. A formação continuada do servidor, por exemplo, melhora a qualidade do atendimento ao público em vários órgãos municipais, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

Um das oficinas iniciadas na segunda-feira que teve a procura de profissionais da rede municipal de Educação foi o “Era uma vez...Desenvolvendo a habilidade de contar histórias para o dia a dia”, ministrado pela mestre Clarissa de Arruda Nicolaiewsky. As aulas acontecerão também na quarta-feira (21) e sexta (23), das 9h às 12h, na Cidade Universitária. As vagas foram ampliadas de quinze para vinte para atender a demanda.

No primeiro dia, foram apresentadas técnicas de aquecimento e modulação vocal e de expressão corporal. A professora da Escola Municipal Lia Cokpp Franco, Simone Lima, que atuará na nova sala de leitura da unidade, comentou sobre sua experiência. A escola de educação infantil se localiza na Granja dos Cavaleiros, próximo ao Morro de São Marcos.
- Esta oficina irá enriquecer meu trabalho. Pretendo aprimorá-lo para ter um melhor desempenho para os alunos, disse a professora.

Já a pós-graduanda em Alfabetização pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Elinéa Xavier, acredita que a oficina contribuirá para seu trabalho de fim de curso. “Meu trabalho é sobre contação de histórias e preparação da criança para o letramento. Fiz muitas leituras e agora estou verificando a prática. Foi muito bom esse primeiro dia. Acredito que o curso vai me ajudar bastante”, ressaltou.

A professora Clarissa de Arruda Nicolaiewsky observou que não somente educadores se interessaram pela oficina. Também participam uma estudante de enfermagem em busca de terapias alternativas e um economista. “As técnicas para se contar uma história podem ser úteis para representar determinadas situações em reuniões de trabalhos, contadas a adultos”, pontuou.
Clarissa ressaltou a importância do desenvolvimento dessas habilidades, como entonação e escolha da história segundo os objetivos pedagógicos, para prender a atenção dos alunos e incentivar a leitura.

O “Inverno com Ciência”, assim como o “Verão com Ciência”, realizados no início deste ano, têm o objetivo de estreitar os laços entre a universidade e a comunidade, compartilhando os resultados de estudos e de pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos da instituição, através de palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. As atividades serão ministradas por vinte e dois professores da instituição, além de convidados, em sua maioria doutores em suas áreas de conhecimento, com o suporte de doze técnicos. As atividades, coordenadas pelo presidente do colegiado provisório da Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Francisco Esteves, acontecem de manhã, à tarde e à noite até o dia 28.

Também tiveram início nesta segunda-feira, na Cidade Universitária, os minicursos: “Design e Animação de Estruturas Biológicas – Artrópodes 3D”; “Imagem e Texto na Educação Contemporânea”; “Inglês para Concursos”; “Laboratório aberto: Divulgando a Ciência em Macaé e Região” e “Xadrez Magistral”.