Trabalhando sempre com a promoção da saúde e a prevenção de doenças a secretaria de Saúde de Macaé iniciou, nesta segunda-feira (26), a Semana de Prevenção das LER/DORT - Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho –, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são as doenças de maior prevalência relacionadas ao trabalho, sendo a segunda causa de afastamento do trabalho.
Durante todo o dia, equipes do programa de Saúde do Trabalhador e da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação realizaram uma série de atividades como ginástica laboral e orientação sobre os distúrbios osteomusculares em diversos setores da Prefeitura de Macaé.
Antes da aplicação dos exercícios, foi distribuído um questionário que irá traçar o perfil dos servidores públicos municipais. Segundo a gerente do programa de Saúde do Trabalhador, a médica do trabalho Sheila Costa, o resultado do levantamento será encaminhado ao serviço especial em engenharia de segurança e medicina do trabalho da secretaria de Administração para elaboração de programas que atendam ao perfil de cada setor.
O secretário de Saúde, Luiz da Penha, ressaltou que a Semana de Prevenção das LER/DORT tem como objetivo conscientizar a sociedade para a importância dessas doenças e, através da realização de uma série de eventos, levar para a comunidade o debate a respeito desse importante tema.
Segundo a gerente da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, a fisioterapeuta Jussara Natalino, outro levantamento da OMS estima que só em São Paulo de cada 100 trabalhadores um tem LER. “De acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), são gastos por ano R$ 90 mil (per capita) com trabalhadores afastados devido a doenças relacionadas ao trabalho”, disse.
Além do trabalho de orientação em diversos setores da administração municipal, a secretaria de Saúde também realizará, na quarta-feira (28), Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT, um ciclo de palestra sobre o assunto, com apresentação de esquetes teatrais. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da Associação Médica.
Já nos dias primeiro e dois de março, das 8h às 17h, será montado um estande na praça Veríssimo de Melo com exposição sobre o tema, com distribuição de material informativo e orientações.