logo

Sessão Universitária será relançada com o filme Daens- Um grito de Justiça

21/09/2010 09:23:12 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria de Educação relança, na sexta-feira (24), na Cidade Universitária, o projeto “Sessão Universitária”. A proposta é a exibição gratuita e comentada de filmes culturais. Depois da sessão de abertura, mais três estão previstas para o próximo mês, durante a “Semana Universitária”. O projeto é aberto à sociedade e tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica formada pela Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto será retomado com o filme “Daens- Um grito de Justiça”, obra belga indicada para o Oscar de 1993 como melhor filme estrangeiro. A sessão acontecerá às 18h, na sala 204 da Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros. Não será necessário fazer reserva. A discussão sobre o filme será conduzida pelo antropólogo e professor da Faculdade de Direito da UFF, Ronaldo Lobão.

- A arte e o cinema possibilitam um tipo de reflexão que até na própria academia não se dá. O cinema acaba passando sentidos de maneira muito própria”, analisa o coordenador de Artes e Cultura da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Leonardo Schwab.

Durante a “Semana Universitária”, em outubro, serão exibidos os filmes: “Sertões”, comentado por Dauro Franco; “Narradores de Javé”, por Meynardo Rocha e “Cidade sem Passado”, por Francisco Carlos Gomes. Todos os comentaristas são professores vinculados à Funemac ou à FeMASS. A programação acontecerá sempre às 14h, no auditório Cláudio Ulpiano.

Sessão Universitária

O projeto “Sessão Universitária”, que teve início há dois anos, tem agora um novo formato. No original, eram trabalhados eixos temáticos semestrais como, por exemplo, “Violência e Exclusão Social” e “Cidade, Meio Ambiente e Produção de Subjetividade”. Questões contemporâneas de interesse global e local eram selecionadas para serem abordadas por pesquisadores sobre o tema.
Nessa nova edição, a programação não será organizada em eixos temáticos. Os professores convidados escolherão o assunto de acordo com sua área de pesquisa, o que propiciará maior flexibilidade nas abordagens, tornando-as mais abrangente por integrar o objeto de estudo do comentarista.

“Sessão Universitária”, por tratar de assuntos extramuros acadêmicos, conta com a participação de pessoas ligadas a movimentos sociais, como representantes de ONGs, quando a discussão tinha como temática o meio ambiente, por exemplo.
Além da “Sessão Universitária”, a Funemac desenvolveu nesse período o projeto “Intervalo cultural”, que apresentou o esquete “O Auto da Compadecida”, dança e música, com shows sempre nos intervalos entre as aulas, também com o objetivo de integrar. “Buscamos ação que crie laços de afeto do aluno com o espaço universitário”, ressalta Leonardo.

Daens- Um grito de Justiça

Daens- Um grito de Justiça trata de questões sociológicas durante a Revolução Industrial, na Bélgica, que acabam desdobrando-se em questões jurídicas, como a precariedade das relações de trabalho e relativas ao direito ao voto. No filme são mostrados os interesses políticos da Igreja e da burguesia que não aceitavam as idéias do Padre Adolf Daens (Jan Decleir) contra a exploração dos operários. Nessa época, as tecelagens decidiram substituir a mão-de-obra masculina por de crianças e de mulheres, a quem pagavam baixos salários, podendo, dessa forma, concorrer com as indústrias inglesas. O filme tem duração de 132 minutos.