Foto: Divulgação
Programação busca atuar na prevenção ao suicídio
A programação de Setembro Amarelo marcou a unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Nova Holanda com a roda de conversa sobre a prevenção ao suícidio. A ação, realizada nesta terça-feira (13), reuniu moradores da área e usuários dos serviços oferecidos na unidade. A iniciativa visa sensibilizar os atendidos e os profissionais da unidade para questões ligadas à saúde mental que envolvem a temática. Com o lema “A vida é a melhor escolha”, atualmente, esta é a maior campanha anti estigma do mundo. Durante todo o mês foram desenvolvidas diversas ações por vários órgãos para tratar do assunto.
Na ação na Nova Holanda, os participantes tiveram a oportunidade de interagir, trocar experiências, tirar dúvidas e expor anseios e sentimentos. A abordagem foi ministrada pelos integrantes do projeto Me Ajude a Viver - Prevenção e Posvenção ao suicídio, da Universidade Estácio de Sá. Foram disponibilizados informativos e também foi realizada uma peça teatral sobre a temática, que comoveu aos presentes. Os atendidos também participaram de sorteios e de exposição de artesanatos. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos na unidade “Ler também é um ato de saúde” e “Retalhos da Vida”.
Para os gerentes da ESF Nova Holanda, Myrna Bernardo e Fabiano César Diniz, a programação foi de suma importância para os usuários. “O tema foi muito significativo. Agradecemos ao grupo do projeto Me Ajude a Viver e à toda equipe da Estratégia pela dedicação. Estamos organizando a próxima atividade de outubro", destacam.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. A campanha que teve início no Brasil em 2015, visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o acontecimento. O foco da iniciativa é de evitar um suicídio através de diálogos e discussões que abordem o problema.