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Rede pública municipal de ensino tem duas unidades escolares com o título “Escola Polo”
Um mês com datas importantes na história da educação dos surdos e para a comunidade com essa deficiência. Assim é o Setembro Azul, dedicado à cultura surda, abordando temáticas da surdez e da língua de sinais. O objetivo é conscientizar a sociedade e dialogar práticas públicas para garantir direitos linguísticos e culturais.
Neste sábado (23), comemora-se o Dia Internacional da Língua de Sinais. Já na próxima terça-feira (26) será a vez do Dia Nacional do Surdo. E para lembrar a importância da data, a partir das 8h30, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel elaborou uma programação com palestras, depoimentos de alunos e professores, vídeos de alunos, do projeto “Ancylibras”. A Escola Municipal Joffre Frossard irá promover encontros especiais com a temática sobre Setembro Azul. No dia 30 de setembro será celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete.
A rede pública municipal de ensino possui 22 alunos com surdez e/ou deficiência auditiva. Para atender a legislação vigente, a Secretaria Municipal de Educação, elegeu algumas das suas unidades escolares com o título de "Escola Polo". A proposta é o atendimento aos alunos com deficiência auditiva e surdez. Atualmente, a Escola Municipal Joffre Frossard atende o Ensino Fundamental I e o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, o Ensino Fundamental II.
A unidade escolar que atende o Ensino Fundamental I possui professores de Libras. Já a escola polo do Ensino Fundamental II conta com os profissionais especializados, que compõem o quadro de servidores, são os professores intérpretes de Libras. Ambas as Unidades Escolares possuem Sala de Recursos Multifuncionais destinada ao atendimento desses alunos.
Janaina destaca ainda que a Secretaria Municipal de Educação tem realizado estudos para viabilizar a proposta de educação bilíngue, sendo iniciada desde a Educação Infantil e seguindo ao longo dos segmentos educacionais.
“O Atendimento Educacional Especializado em Surdez tem como meta inclusiva a remoção de barreiras pedagógicas e linguísticas, dando destaque a Libras como primeira língua (L1) e o letramento em Língua Portuguesa na modalidade escrita (L2) de forma complementar e suplementar ao processo de escolarização”, frisa a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro Ferreira Gomes.