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Setembro Azul: ações marcam mês dedicado aos surdos

22/09/2023 15:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Rede pública municipal de ensino tem duas unidades escolares com o título “Escola Polo”

Um mês com datas importantes na história da educação dos surdos e para a comunidade com essa deficiência. Assim é o Setembro Azul, dedicado à cultura surda, abordando temáticas da surdez e da língua de sinais. O objetivo é conscientizar a sociedade e dialogar práticas públicas para garantir direitos linguísticos e culturais.

Neste sábado (23), comemora-se o Dia Internacional da Língua de Sinais. Já na próxima terça-feira (26) será a vez do Dia Nacional do Surdo. E para lembrar a importância da data, a partir das 8h30, o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel elaborou uma programação com palestras, depoimentos de alunos e professores, vídeos de alunos, do projeto “Ancylibras”. A Escola Municipal Joffre Frossard irá promover encontros especiais com a temática sobre Setembro Azul. No dia 30 de setembro será celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete.

A rede pública municipal de ensino possui 22 alunos com surdez e/ou deficiência auditiva. Para atender a legislação vigente, a Secretaria Municipal de Educação, elegeu algumas das suas unidades escolares com o título de "Escola Polo". A proposta é o atendimento aos alunos com deficiência auditiva e surdez. Atualmente, a Escola Municipal Joffre Frossard atende o Ensino Fundamental I e o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, o Ensino Fundamental II.

A unidade escolar que atende o Ensino Fundamental I possui professores de Libras. Já a escola polo do Ensino Fundamental II conta com os profissionais especializados, que compõem o quadro de servidores, são os professores intérpretes de Libras. Ambas as Unidades Escolares possuem Sala de Recursos Multifuncionais destinada ao atendimento desses alunos.


“O Atendimento Educacional Especializado em Surdez tem como meta inclusiva a remoção de barreiras pedagógicas e linguísticas, dando destaque a Libras como primeira língua (L1) e o letramento em Língua Portuguesa na modalidade escrita (L2) de forma complementar e suplementar ao processo de escolarização”, frisa a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro Ferreira Gomes.

Janaina destaca ainda que a Secretaria Municipal de Educação tem realizado estudos para viabilizar a proposta de educação bilíngue, sendo iniciada desde a Educação Infantil e seguindo ao longo dos segmentos educacionais.


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