A Secretaria Executiva da Agenda 21 Macaé ampliou o prazo para que a iniciativa privada indique seus representantes para compor a Grade do Fórum Permanente. O prazo que se encerraria no dia 25 foi adiado para a próxima segunda-feira (31).
O empresariado local que ganhou lugar de destaque no Fórum 21, numa composição tripartite e paritária com o poder público (federal, estadual e municipal) e a sociedade civil organizada, passará a participar da formulação das políticas públicas que são indicadas aos governos, num planejamento socioeconômico e ambiental participativo.
De acordo com a coordenadora da secretaria executiva da Agenda 21, Alba Corral, quatro segmentos do ramo empresarial já indicaram seus representantes, mas, ainda falta completar o quadro com empresas como Sebrae, Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria de Petróleo e Afins (GEPS), Associação de Bares e Hotéis e o Grupo das empresas de bandeira de fora do país (IADC), por exemplo.
- Já recebemos as indicações da Firjan, que tem seis vagas (três titulares e três suplentes); da Petrobras, com seis vagas (três titulares e três suplentes); da Rede Petro, com quatro vagas (dois titulares e dois suplentes) e da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), que será representada com seis vagas (três titulares e três suplentes) - diz Corral, acrescentando que que o governo municipal já sinalizou com as suas indicações, faltando apenas confirmar os nomes dos representantes de algumas secretarias especiais.
Por meio de eleições consensuais já foram também apontados os representantes dos Poder Público Federal e do Estadual. Quanto as 21 vagas destinadas à sociedade civil organizada constituída por instituições sem fins lucrativos, o quadro do Fórum Permanente da Agenda 21 Macaé deste ano, já está completo.
A posse das novas instituições públicas e privadas está prevista para o dia 10 de abril, na primeira reunião extraordinária do Fórum Permanente da Agenda 21, deste ano.