A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), realizou a Roda de Conversa “Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social”, na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do Paço Municipal (sede da prefeitura), no Centro da cidade.
O projeto acontece através da Rede Socioassistencial do município para ações de fortalecimento do coletivo junto aos usuários e de capacitação permanente dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Único de Saúde (SUS). As capacitações e treinamentos destinam-se aos servidores do Suas, gestores e conselheiros.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Sabrina Nunes, ressaltou a importância da Educação Permanente e Continuada para servidores públicos da pasta que tem o compromisso com as categorias profissionais previstas na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/Suas).
“Este foi o primeiro de muitos momentos de troca e conhecimento que acontecerão em Macaé na gestão do trabalho e educação no Suas, pois o conhecimento e a formação profissional contribuem diretamente com a qualidade do serviço prestado à população”, enfatizou Sabrina.
O gerente da Agência da Previdência Social no município, Alexandre Patrocínio Moreira, participou do evento e falou da importância da parceria com o município. “O bom relacionamento do INSS com a prefeitura permite agilizar e melhorar o atendimento e o acesso a benefícios por parte da população”, destacou.
“O objetivo do projeto é instrumentalizar sobre as alterações operacionais e regularidades para acesso ao BPC estabelecendo diretrizes para a parceria entre os profissionais do Suas, SUS e INSS atuantes em Macaé”, explicou a palestrante, analista do Seguro Social do INSS no município, Renata Íris Dima, que retomou o projeto pós-pandemia da Covid-19.
Assistente social da Secretaria, Leni Rangel destacou a capacitação como fundamental para o município e a população. “Refletir sobre a implementação do Suas perpassa por tratar a gestão do trabalho como estratégica. Neste sentido, pensar o contexto pelo viés da Política Nacional de Capacitação, sustentada nos princípios da Educação Permanente, que promova capacitação continuada, sistemática, dos diversos atores sociais com vistas ao aperfeiçoamento do serviço prestado pelos profissionais na referida política pública”.