Foto: Arquivo Secom
Macaé contará com agência do Sistema de Garantia de Crédito, assegurando condições favoráveis para investidores
Macaé é a primeira das cidades fluminenses para se investir – segundo índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Mas a prefeitura ainda quer mais: implantar no município o Sistema de Garantia de Crédito (SGC), que faz parte de um conjunto de ações para proporcionar competitividade e eficiência nas empresas, já instaladas em Macaé ou as que planejam vir para cá.
- É a concretização de um sonho. No Brasil, apenas a cidade de Caxias do Sul (RS) disponibiliza tal sistema, salienta o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) da secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Macaé, Francisco Navega.
Segundo Navega, o SGC está com seu cronograma de implantação na cidade previsto para dezembro, resultando em parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prefeitura de Campos, por meio do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento Econômico de Campos) e o Fumdec.
De acordo com Navega, a parceria prevê ainda a criação do Sistema de Garantia de Crédito com aporte financeiro de todos os parceiros, garantindo de vez um ambiente saudável e desejável ao investidor. “A meta é a diminuição do custo real dos juros para novos investimentos”, explica ele.
Ele lembra que as garantias serão construídas e ofertadas aos bancos comerciais com sedes no município como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e outros. Além do mais, diminuirão os riscos e se evitarão assimetrias de informações entre o setor financeiro e o setor empresarial.
- Haverá maior acesso a possibilidades de novos prazos, alongamento de perfis de crédito e de sustentabilidade, num prazo mais adequado. Assim os projetos de investimentos sairão das gavetas dos empresários que efetivamente aportarão em Macaé – diz entusiasmado o presidente do Fumdec.
A princípio há um entendimento do próprio Sebrae, para que a sede do SGC funcione nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). “Contudo, como o projeto envolve a esfera regional nada impede que tenhamos agência tanto em Macaé como em Campos”, comenta ele.
Portugal
A convite do Sebrae, Francisco Navega esteve presente no Fórum Mundial de Sistema de Garantia de Crédito, semana passada, em Lisboa, capital portuguesa. Lá, ele verificou que em quatro agências em Portugal, 40 mil empresas já fazem parte do sistema.
- Pude constatar ainda que na Itália, 1200 agências funcionam com este mesmo mecanismo de crédito. Na Argentina há 26 agências trabalhando com tal sistema. Na Espanha, são oito agências – relata Navega.
Ele conta que no Brasil, segundo o Sebrae, em 2010, passarão a funcionar 15 agências distribuídas em 15 cidades de sete estados da federação.
- Neste momento, o Rio de Janeiro, com a agência regional, já empregou o seu plano de negócio, na última etapa para a aprovação de sua carta de intenção junto ao Sebrae nacional – evidencia ele.
Ele acrescenta também que a cidade do Rio de Janeiro é a mais avançada no país depois de Caxias do Sul, que já está operando o Sistema de Garantia de Crédito. A instalação no estado do Rio está prevista para este ano.
- É bom lembrar que o prefeito Riverton Mussi não vem medindo esforços para estes novos mecanismos de crédito se tornem realidade em Macaé - pontua.
Já estão previstos no orçamento de 2010, cerca de R$ 1,5 milhão a título de constituição do fundo de garantia. “Com isso, este montante pode chegar a mais de R$ 8 milhões com recursos do Sebrae, do Fumdecam, do Invest Rio. Estes entes também estão providenciando a inserção em seus orçamentos”, completa Francisco Navega.