
Foto: Arte SECOM
Flutua, A Tua Voz, Highway to Hell e The Show Must Go On compuseram parte do repertório
Flutua, A Tua Voz, Highway to Hell e The Show Must Go On foram algumas das músicas apresentadas na noite desta sexta-feira (12) no show Diverso, realizado gratuitamente no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, onde o público também contou com praça de alimentação. O espetáculo, promovido pela Secretaria de Cultura de Macaé por meio da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), reuniu interpretações coletivas e individuais que passearam do samba ao rock, da MPB ao pop, do jazz ao lírico. Sob direção-geral do maestro Jardél Màia, o projeto adotou a borboleta como símbolo de diversidade e valorização da singularidade de cada cantor.
A concepção do show nasceu do próprio processo pedagógico desenvolvido na Emart. De acordo com o professor Jardél Màia, dos cursos Básico e Técnico em Canto, o Diverso é resultado direto das vivências em sala de aula ao longo do ano. “O show é uma culminância de todo um processo de aulas de canto do curso da Emart. Como eu sempre trabalho um repertório customizado para o perfil vocal e natureza de cada aluno, percebi que a variedade era a grande marca do show. Cada aluno-cantor tem a sua história, seus desafios, com personalidades e estilos singulares”, explicou.
Essa diversidade se refletiu no repertório, que apresentou músicas de Tom Jobim, Marisa Monte, Renato Russo, Adele, Queen, Miley Cyrus, Celine Dion, Cynthia Erivo, Glória Groove, Evanescence, ACDC, Cazuza, entre outros. Para Jardél, a pluralidade musical é parte essencial do processo formativo. “Como professor de canto, sempre tenho em mente que todos devemos cantar repertórios variados. Minha abordagem no processo de aulas é observar cada natureza do cantor e estimular outros estilos. Esse processo extrapola a sala de aula e aplico na estrutura dos shows que faço. A plateia também precisa ouvir mais músicas e ter uma escuta aberta a novos estilos e experiências musicais”, afirmou Jardél Màia.
“O show Diverso traduz exatamente a política cultural que buscamos fortalecer em Macaé: inclusiva, plural e aberta às diferentes expressões artísticas. É emocionante ver como a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes consegue transformar o processo pedagógico em espetáculos que dialogam com o público e valorizam a identidade de cada artista”, destacou a secretária de Cultura, Waleska Freire.
O espetáculo reuniu 30 cantores, muitos deles integrantes do Ensemble Vozes Entretom, grupo vocal formado por alunos do maestro. Desde 2023, Jardél introduziu no Ensemble estudos de Fisiologia da Voz e uma metodologia que combina técnicas de Belting, Speech Level Singing (SLS), canto lírico e legit, ampliando a versatilidade dos intérpretes.
A borboleta colorida, símbolo do show, representou a metamorfose artística vivida pelos alunos ao longo do processo. Para o diretor, evidenciar a individualidade de cada voz é fundamental para construir a harmonia coletiva. Ele descreveu o Diverso como uma tapeçaria musical formada por diferentes cores, sons e emoções, unidas para criar uma experiência única ao público.
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé fica na rua Conde de Araruama, 248, no Centro.
O elenco foi formado por: Ensemble Vozes Entretom - Jardél Màia (regente), Ângela Lobo, Ana Moraes, Andréa Lisboa, Camila Aguiar, Elias Souza, Henrique Gaudard, Jair Dantas, Jéssica Leão, João Valentino, Jô Sousa, Jones Rodrigues, José Domingos, Josie Schuenck, Leonardo Schwab, Lita Lopes, Luíza Moreira, Luh Ribeiro, Luma Oliveira, Manon Moreno, Marcus Vinícius, Missimaira, Rapha Almeida, Raquel Sol, Renata Monteiro, Rodolfo Valentino, Silvana Pinto; alunas do Curso Básico de Canto da Emart: Rafa Brando e Sheila Juvêncio e João Aprígio (Violão).