Foto: Bruno Campos
Parque da Cidade está se tornando polo cultural do município
Rock hardcore, punk rock, rap, hip hop, reggae, apresentação de bike freestyle e skate profissionais, além de campeonato de skate amador ‘melhor linha’, são os ingredientes do bolo comemorativo dos dezoito anos da banda macaense Protesto Suburbano. Na lista de convidados, a Olho Seco, de São Paulo, com 30 anos de punk rock, e mais seis bandas. O evento gratuito acontece neste sábado (6) no Parque da Cidade, Centro.
A banda Protesto Suburbano trata em suas letras, entre outros temas, da degradação ambiental e do cotidiano dos trabalhadores das plataformas de petróleo. A trajetória do grupo será homenageada por uma programação diversificada.
Para a comemoração, que é apoiada pela Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), foi especialmente construída uma pista (skate line) de cerca de 50 metros. A adrenalina vai estar presente na pista com corrimão e ‘gap’, que vai possibilitar saltos emocionantes e manobras criativas. Mas também será sentida na apresentação de bike freestyle de Carlos Cícero.
A primeira etapa do campeonato de skate amador já conta com aproximadamente 70 concorrentes de diferentes municípios. Mas as inscrições também poderão ser feitas no local por R$ 10,00. A eliminatória acontece das 13 às 16 horas. Um juiz e dois skatistas profissionais integram o júri. A final, com a participação de dez classificados, começa às 17 horas e 30 minutos. O primeiro e segundo lugares vão receber uma câmara veloz para registro de imagens em movimento. O terceiro lugar uma guitarra.
Os shows começam às 11 horas e 30 minutos e vão até às 22h30min. Além da Olho Seco, o público vai ter a oportunidade de assistir a DZK, com o punk e hip hop de São Paulo, a Serial Killer, do Rio de Janeiro, a Las Calles, de Cabo Frio, e as locais, Cervical e Contra Todos. Os MCs do Ultra Rap também apresentam seu freestyle de rap e ainda bandas de reggae marcam sua presença.
A Protesto Suburbano faz seu show às 21h30min e em seguida acontece o da Olho Seco.
Protesto Suburbano - No decorrer de sua trajetória, a banda participou de coletâneas, como a Expresso HC, lançou quatro álbuns, sendo um ao vivo, e DVD de videoclipes. Além disso, participou de festivais importantes como o Rock Humanitário (RJ), Pünk na Pásköa (SP) e Noise Fest (Nova Iguaçu-RJ), onde dividiram o palco com nomes como Ratos de Porão (SP), Confronto (RJ), Providence (França), Dead Fish, Mukeka Di Rato, entre outros. Com algumas mudanças na formação, a banda se prepara para gravar em estúdio seu novo trabalho e iniciar a turnê comemorativa da maior idade. Os shows no Rio de Janeiro já estão agendados.