logo

Simpósio de Educação lota auditório do Macaé Centro

31/08/2007 16:05:27 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 1,5 mil professores e profissionais da rede municipal de ensino participaram, nesta sexta-feira (31), do I Simpósio de Educação de Macaé. O evento, organizado pela secretaria de Educação, lotou o auditório principal do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e contou com a participação de profissionais renomados na área. O tema do Simpósio foi “Um novo olhar sobre a avaliação”.

De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, o evento atingiu seu objetivo: capacitar os profissionais e promover a troca de experiências, promovendo uma melhor qualidade no ensino. Durante o evento, a secretária lembrou que nos dias de hoje, a educação e o sucesso estão diretamente ligados.

- O uso de antigos modelos pedagógicos e administrativos já não garantem mais o êxito do empreendimento educacional. A escola moderna surge de uma ação conjunta entre um sistema com soluções integradas e um trabalho competente, e é isso que buscamos fazer no dia a dia do nosso trabalho - comentou.

De acordo com a secretária, as escolas de Macaé estão no caminho certo. “Prova disso é o aumento na procura por vagas ano a ano. De 2004 a 2007, tivemos o aumento de cerca de seis mil alunos na rede municipal. O reconhecimento do nosso trabalho foi feito também pelo Ministério da Educação, que reconheceu a qualidade do ensino fundamental em nosso município”, afirmou.

Modelos de avaliação são temas da conferência

Os modelos de avaliação do aluno foram os temas da conferência que abriu o Simpósio, com o educador francês Bernard Charlot, professor doutor em Educação e autor de diversos livros. Em sua palestra, ele afirmou que a avaliação é uma preocupação fundamental na Educação.

O professor lembrou as diferenças entre os dois métodos de avaliação. Enquanto no modo tradicional a nota é o mais importante, no construtivismo, o aluno aprende seguindo o seu desenvolvimento natural. No modelo tradicional, o professor dita as regras ao aluno. Já o construtivismo leva em conta o interesse do aluno.

- O que acontece é que hoje existe uma contradição social. Enquanto os professores são aplaudidos por inserir o modelo construtivista, a avaliação ainda é feita da forma tradicional. O desafio da escola moderna é aliar estes dois modelos da melhor maneira possível, sempre levando em conta a qualidade do ensino - disse o professor.

Também participaram do Simpósio o professor doutor Cipriano Carlos Luckesi, autor de dezenas de livros, entre eles “Prática docente e avaliação”, a professora doutora Leiva de Figueiredo Viana, e a professora Amélia Escotto.