
O tema do evento foi ‘Gestão de Resíduos e ESG: Oportunidades e Desafios’
A Biophilos na Rede, consultoria ambiental, educacional e Gestão de projetos, com apoio institucional do projeto Circuito 2025 Urbano, da Organização da Nações Unidas (ONU) - Habitat, e do Ministérios das Cidades, realizou, na tarde de quarta-feira (22), no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ Macaé), o ‘Simpósio e Fórum Regional de Resíduos Sólidos e Recicláveis’. O tema do evento foi ‘Gestão de Resíduos e ESG: Oportunidades e Desafios’.
O fórum reuniu gestores públicos, representantes de empresas do polo offshore da Bacia de Campos, de cooperativas de catadores, da sociedade civil e pesquisadores, para debater soluções em reciclagem, logística reversa, inclusão produtiva e sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às práticas do critério Ambiental, Social e Governança (ESG).
“Este é primeiro evento na região. Macaé é cidade símbolo por ser a capital nacional da energia e do petróleo. O evento tem como propósito criar diálogo entre empresas offshore, cooperativas e catadores de resíduos, objetivando a inclusão socioeconômica e socioambiental dos catadores na gestão de resíduos recicláveis industriais”, enfatizou a diretora da Biophilos na Rede, Débora Rabelo, Embaixadora da Saúde Planetária.
“Participar deste Fórum Regional de Resíduos Sólidos é fundamental para fortalecer a gestão sustentável do hospital e reafirmar o compromisso com a saúde pública e o meio ambiente. É uma oportunidade que eu tenho de representar a minha instituição, trocar experiências com outros gestores, empresários, conhecer novas práticas e tecnologias, me atualizar sobre legislações e políticas públicas e construir parcerias que ampliem o impacto das ações de sustentabilidade. Além disso, essa participação reforça o papel do gestor hospitalar como agente de transformação, que entende que cuidar das pessoas também é cuidar do planeta”, disse.