logo

Simpósio marca Semana Mundial de Aleitamento Materno

05/08/2013 14:52:00 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Rui Porto Filho

Auditório do Paço Municipal recebe profissionais da rede municipal de saúde para discutir aleitamento materno

Com o tema “Apoio à mãe que amamenta: próximo, contínuo e oportuno”, a prefeitura realizou nesta segunda-feira (5), no auditório do Paço Municipal, um simpósio de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno. Cerca de cem profissionais da rede municipal de saúde participaram do evento.

Durante a abertura, o secretário de Saúde, Flávio Antunes, ressaltou a importância do aleitamento materno para a saúde da mulher e do recém-nascido. “Essa é uma semana muito importante. Quando falamos de aleitamento materno ficamos emocionados e motivados. Participei muito da experiência do aleitamento com minha esposa e filha. Esse apoio familiar é extremamente importante nesse momento de mudanças profundas para a mulher”, comentou.

A pediatra da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Conceição Salomão, realizou uma palestra de sensibilização para os profissionais. “Conhecimento técnico-científico os profissionais têm muito, mas será que eles estão conseguindo chegar até essas mulheres? A abordagem, normalmente, é de muita cobrança. Muitas vezes dizem que ela não consegue amamentar porque não quer, mas a abordagem deve cuidar da preocupação e as dúvidas que elas trazem para que o processo seja um sucesso”, disse.

A médica pediatra lembrou ainda a importância do apoio da família. “Existe um corpo mulher biológico e existe um corpo mulher sociocultural. Esse conjunto é que tem que ser trabalhado. Todas as mulheres são vulneráveis e durante o processo da gravidez, do parto e do nascimento, estão muito frágeis e com a sensibilidade muito apurada”, avaliou.

A programação do simpósio prosseguiu com a palestra “As vantagens da sucção em seio materno e as desvantagens dos bicos”, da fonoaudióloga de maternidade, Aline Sudo, e a palestra “Amamentação e neurociência”, do médico pediatra José Dias Rego.

À tarde, foi apresentado o projeto “Pet Eacol: Alimentação Saudável do lactente na prevenção das DANTs” com Letícia Maia Fort Marinho, aluna do curso de nutrição da UFRJ; a palestra “Situação atual do aleitamento materno na região norte: Onde estamos e para onde vamos?”, com Alba Abreu, nutricionista coordenadora da Atan Quissamã, e coordenadora do aleitamento materno da região norte; “Amamentação para prematuros – colostroterapia” com Luis Alberto Mussa Tavares, médico pediatra e neonatologista de Campos dos Goytacazes; e “Aspectos Nutricionais do leite materno” com Ricardo Mourão, nutricionista e coordenador do programa de aleitamento materno de Carapebus.