Diversos representantes da segurança municipal se reuniram, na tarde desta segunda-feira (3), no Aeroporto de Macaé, para planejar a execução do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica. A atividade será realizada na sexta-feira (7), próxima ao Trevo da Ajuda, na Linha Azul. O exercício contará com a participação de órgãos municipais como a secretaria Especial de Saúde (Semusa), Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Guarda Municipal e as secretarias Executivas de Comunicação Social (Secom) e Defesa Civil.
O exercício consiste em um acidente envolvendo uma aeronave, com vinte pessoas a bordo, que ao efetuar aproximação para pouso, colide com um urubu perdendo o controle e caindo numa comunidade próxima ao aeroporto, atingindo algumas casas. Os procedimentos exigidos dos órgãos de emergência são: a chegada ao local do sinistro em menor tempo possível, no intuito de proceder atendimento de emergência, resgatar as vítimas do acidente, prestar os primeiros socorros, extinguir o incêndio e isolar a área do ocorrido.
Através de um trabalho de comunicação juntamente com a Associação de Moradores da Ajuda, os moradores deveram estar cientes que o acidente é apenas uma simulação para treinamento. Para o coordenador de Segurança da Infraero, Helio Batista, a simulação é uma exigência que todos os aeroportos devem realizar anualmente.
– Esta é a 25a simulação que realizaremos, sendo todas com sucesso. Nosso objetivo de aferir o plano de emergência não apenas do aeroporto, como do município – afirmou Batista.
Secretário Executivo da Defesa Civil, Eric Schueler, compareceu a reunião e valorizou a necessidade de serem feitos treinamentos no município, envolvendo os órgãos de segurança.
– O aeroporto de Macaé possui uma grande movimentação de pousos e decolagens e o simulado é uma forma de prevenção em busca da eficiência. A secretaria Executiva de Defesa Civil e os demais órgãos participantes certamente contribuirão para o sucesso do exercício – disse Schueler.
O aeroporto de Macaé é o mais movimentado em número de pousos e decolagens do Brasil. Só neste ano, até o mês de novembro, foram 362.240 passageiros e 53.000 pousos e decolagens, uma média de 1.180 passageiros e 160 pousos e decolagens por dia.
Além da Semusa, Secom, Mactran, Guarda Municipal e Defesa Civil, estarão participando do Exercício de Emergência Aeronáutica, a Infraero, Petrobras, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.