Simulado de acidente chama atenção para prevenção no trânsito

19/05/2022 15:42:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Lourdinha Miranda

Ação foi realizada dentro da programação do Maio Amarelo

Com objetivo de alertar as pessoas quanto às consequências dos acidentes de trânsito e a complexidade e os recursos empregados para atender às possíveis vítimas, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana realizou um simulado de colisão de veículos, na quarta-feira (18). A atividade aconteceu dentro da programação do Maio Amarelo e foi realizada no estacionamento da Cidade Universitária, próximo ao Circuito Escola de Trânsito.

No simulado foram envolvidos, além de agentes de trânsito da Mobilidade Urbana, o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (9º GBM), as Secretarias de Educação, Saúde/Serviço de Resgate e Remoção (192), Patrimônio, Cultura e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Os alunos do Colégio Municipal Elza Ibrahim e da UFRJ e 35 novos recrutas do 9º GBM assistiram a atividade.

O simulado foi intenso, mostrando as consequências de uma colisão entre dois veículos. Em um dos carros, duas jovens estavam sem cinto de segurança, ocasionando um óbito e ferimentos graves na outra vítima que ficou presa nas ferragens.

“A prevenção não vai levar a uma cena desta. Este é o intuito do simulado, que mostra também o tempo que leva para que o socorro chegue rápido, mesmo com adversidades como rua impedida, trânsito intenso e outras ocorrências que estão acontecendo na cidade”, lembrou a médica do 192 e da Regulação de Vagas, Márcia Amaral.

O Tenente-coronel e comandante 9º GBM, Moreira Júnior, esteve presente ao simulado.

“O simulado demonstra a necessidade de conscientização da sociedade quanto aos acidentes de trânsito. Verificamos que vários acidentes, com múltiplas vítimas, são ocasionados por conta da imprudência dos condutores no dia a dia. E, as parcerias com os órgãos de segurança e saúde do município e estado - que tratam o maior beneficiário, que é a população – facilita a termos mobilidade mais rápida para atendermos múltiplas vítimas”, disse o comandante do 9º GBM.

“A ação integrada faz a diferença no atendimento às vítimas. Agradecemos a todos os órgãos que participaram do simulado. Isso reforça a importância de uma ação integrada, de união para um bem comum, que é o de atender o mais rápido possível as pessoas envolvidas em acidentes. O simulado também reforça a necessidade de prevenção, de obediência às regras e leis de trânsito e o uso de equipamentos de segurança. Só assim, Juntos Salvamos Vidas”, pontuou o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.


Fotos Relacionadas