logo

Síndrome Alcoólica Fetal será discutida em seminário em Macaé

03/04/2012 15:29:42 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Comitê de Prevenção à Síndrome Alcoólica pode ser implantado

O Seminário de Capacitação da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no próximo dia 25, às 9h, será o ponto inicial para a implantação de um Comitê de Prevenção em Macaé. A organização é do Núcleo de Prevenção Primária, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Macaé, que, com a programação, pretende debater o tema para profissionais da área da saúde, educação, assistência e comunidade. As inscrições do evento, sediado na Cidade Universitária, são limitadas e podem ser feitas a partir da próxima segunda (9), por meio de um link específico, no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br).

O coordenador extraordinário do Política sobre Drogas, Élio Tavares Lessa, e a coordenadora do Núcleo, Adriana Silva Feliciana, comemoram a realização do seminário e demonstram preocupação sobre o tema que deve ser amplamente divulgado. Embora o assunto já seja discutido nas palestras promovidas pelo Núcleo, com outros temas, a intenção é que seja feito um trabalho permanente focado na síndrome.

Síndrome Alcoólica fetal são manifestações teratogênicas que alteram a forma e funcionamento dos órgãos, causados pelo uso de álcool pela mãe. “A incidência no nosso município é grande, pelo que pude perceber no trabalho de assistência social. Queremos saber como esse assunto está sendo tratado nos programas de emergência de saúde, com as adolescentes grávidas, nas empresas. Queremos criar uma estratégia de políticas públicas ligadas a esse tema e implantar ações contínuas de prevenção”, observa Adriana.

O seminário vai contar com palestras dos seguintes profissionais: Margarida Constâncio (assistente social), Priscila Monteiro (psicóloga, especialista em Saúde da Mulher) e o PhD José Mauro Braz de Lima que, entre outros títulos, é membro da Sociedade Francesa de Alcoologia e membro efetivo do Grupo de trabalho “Álcool e Drogas”, do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. José Mauro Braz também é autor de livros sobre o tema Alcoologia e Adictologia e do livro Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Com organização da prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, o seminário conta com apoio das empresas parceiras: DS, Diego Rodrigues, Ítalo Ventura, AG Designers, André Gustavo, Hotel Rosamar, Restaurante Bal, Problasting Serviços Offshore.

Programação
8h – Café da Manhã
9h – Abertura
9h20 – Palestras – “O que é SAF?” – Introdução aos estudos de uma questão de saúde pública subestimada. As experiências da França e dos EUA.
10h – Aspectos Clínicos, neurológicos, comportamentais e psicossociais das crianças com SAF.
10h45 – Atenção do Serviço Social com crianças e adolescentes: na família, na escola e na comunidade.
12h – Brunch
14h – Sessão dInâmico-Interativa: “O que você sabe ou gostaria de saber sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas, na gravidez: Você já viu essa cena?”.
14h30 – “Políticas Públicas sobre problemas relacionados ao álcool e outras drogas (ARADs) no Brasil. E sobre SAF, o que estamos fazendo?”.
15h15 – Intervalo
15h30 – Oficina “Ações e estratégias de Prevenção nos espaços da Saúde, da Educação, da Justiça. Construindo políticas públicas”.
16h20 – A construção de uma política Pública de Prevenção da SAF.
17h – Encerramento.