Melhoria do transporte coletivo para o Sana, campanha de prevenção ao uso de drogas e mais lazer. Essas foram as principais demandas apresentadas pelos jovens que participaram do II Fórum da Infância e Juventude na Serra Macaense, realizado em setembro, em Glicério. O evento reuniu cerca de 400 pessoas do Trapiche, Sana, Frade e Glicério, e discutiu também questões como pedofilia e alcoolismo.
O evento foi promovido pela secretaria de Assistência Social, por meio da subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv) e da Coordenadoria da secretaria de Assistência Social da subprefeitura de Macaé - Paço Municipal Vereador Waldemiro Archângelo, em Glicério. Nesta quinta-feira (1º) a coordenadora geral da Sinjuv, Cíntia Carla, realizou reunião com a coordenadora administrativa da secretaria de Assistência Social na Subprefeitura, Rosemere Daudt Pinheiro para fazer um balanço sobre o Fórum.
- Esse foi nosso primeiro momento de proximidade com os moradores da região serrana. O Fórum foi importante porque pudemos levar mais conhecimento para a população e pudemos discutir questões do dia a dia dos jovens da região -, destacou o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto.
De acordo com Cíntia Carla, o Fórum foi importante para colher proposições do público macaense para serem encaminhadas aos órgãos responsáveis. “Principalmente do Sana tivemos muitas reivindicações sobre a qualidade do transporte coletivo. Segundo soubemos, atualmente eles só tem transporte por meio de van, saindo de Casimiro de Abreu. O ônibus quebrou e ainda não foi consertado. Nos pediram também campanhas para a prevenção ao uso de drogas. Ficamos felizes porque podemos dar resposta”, informou.
A coordenadora geral da Sinjuv informou que a secretaria de Assistência Social já encaminhou o problema do transporte no Sana a Mactran. A secretaria também estará levando a campanha de prevenção ao alcoolismo e às drogas a região, começando pelo Colégio Raul Veiga, em Glicério.
De acordo com Rosemere Daudt, cada escola mandou cerca de 10 alunos ao Fórum. “Mesmo sendo realizado sábado era um dia letivo e o comparecimento foi muito bom. Tivemos a participação da historiadora Conceição Franco, da subsecretaria de Acervo e Patrimônio, que falou sobre o resgate cultural e histórico da região serrana. O secretário Júlio César depositou credibilidade no nosso trabalho aqui na serra e essa é uma de nossas respostas. Já estamos estudando a possibilidade de fazer outro Fórum na serra, dessa vez no Sana”, disse.
- A iniciativa de realização do evento partiu do secretário de Assistência Social que propôs o Fórum na serra para estar discutindo com os moradores da região assuntos relevantes para eles. Geralmente os eventos acontecem aqui na cidade, dificultando a vinda da população da serra. Pudemos constatar que os moradores da região serrana querem participar ativamente das discussões. A partir desse evento, vamos estar realizando ações efetivas a partir das proposições encaminhadas por eles durante o Fórum, disse o subsecretário de Infância e Juventude, Luis Fernando Teresa.