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Sistema Integrado de Transporte completa um mês de implantação

31/03/2006 18:00:18 - Jornalista: Catarina Brust

O novo Sistema Integrado de Transporte, implantado pela prefeitura de Macaé, através da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), completa um mês nesta terça-feira (04). O presidente da autarquia, Fernando Magalhães, avalia que a prefeitura de Macaé já atingiu 75% dos 100% que pretende chegar para o sistema estar funcionando perfeitamente.

Cerca de 100 a 120 mil passageiros circulam diariamente no município de Macaé. Para atender essa demanda, 110 ônibus em média são disponibilizados para à população, dentro do Sistema Integrado de Transporte. O número ideal, segundo a Mactran, para atender a esses usuários está na faixa de 110 a 120 ônibus/dia.

- Ainda faltam alguns aspectos para atingirmos o ideal que a prefeitura de Macaé pretende. Estamos solucionando os problemas e também atendendo às solicitações das pessoas que pedem para aproximarmos as linhas de ônibus dos locais onde moram. Enquanto outras prefeituras levam até 120 dias para chegar ao ideal, Macaé levará no máximo 60 dias, argumenta Fernando Magalhães.

O presidente da Mactan reconhece que nos primeiros dias de implantação do novo sistema de transporte, principalmente no sábado, dia 04, e na segunda-feira, dia 06 de março, foram os dias mais difíceis. “As empresas não colocaram um número suficiente de ônibus, causando atrasos para a população e superlotação dos veículos. No decorrer dos dias esses problemas foram corrigidos e
implantamos também novas linhas de ônibus”, explica Magalhães.

Uma das principais mudanças feitas pela Mactran foi atender principalmente os passageiros que moram na região do Lagomar e que trabalham no outro extremo da cidade. Foi criada a linha expressa Lagomar/Parque de Tubos, que sai do Terminal Lagomar nos horários de maior movimento, às 5h30m, 6h e 6h30m. Três novas linhas alimentadoras – Malvinas/Botafogo, Nova Holanda/Terminal Central e Malvinas/Terminal Central. Além disso, já estão funcionando duas novas linhas troncais. A T61, que sai do Terminal Novo Hospital, e a T13, que sai do Terminal Lagoa.

A prefeitura também implantou o ônibus corujão para atender a demanda noturna. Esses ônibus não entram nos Terminais, já que durante a madrugada os terminais estão fechados Saem do bairro Lagomar, passando pelo Cehab nos horários 1h20min, 2h20min, 3h20min e 4h20min. Saem do Parque de Tubos também 1h20min, 2h20min, 3h20min e 4h20min. Todos passam pelo Centro e bairro Cehab.

Ônibus novos – Até o dia 15 de abril, a empresa Macaense, vencedora dos lotes um e dois do processo licitatório para operar o Sistema Integrado de Transporte, colocará em circulação mais 35 ônibus novos. “Esses ônibus também vão facilitar muito a circulação dos passageiros. Até o dia 17 também implantaremos a linha expressa Parque de Tubos/Centro. As vans intermunicipais vão passar a fazer o ponto final no Parque de Tubos, o que desafogará o trânsito na cidade e principalmente no Centro”, explica o presidente da Mactran.
Toda a equipe da Mactran, inclusive o presidente da autarquia, tem acompanhado e dado assistência diária nos horários de maior circulação de passageiros nos terminais. “O próprio prefeito de Macaé solicitou que acompanhássemos o processo de implantação do sistema para adequá-lo da melhor forma para atender a população. Esse é um compromisso do governo municipal com a população”, esclarece Magalhães.

O diretor de trânsito da Mactran, Jaime Couto, esclarece que o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, deu prazo de um mês para as empresas se adequarem ao sistema integrado. O prazo vence dia 20 de abril. “A Macaense já informou que os ônibus novos vão chegar até o dia 15. Já a Líder não mostrou nada em relação a esse aspecto”, explicou Couto.

Segundo o diretor de trânsito da Mactran, os ajustes finais agora dependem das empresas. “As vans que fazem a alimentação dos terminais, devem cumprir o horário e o itinerário. Se não tem van suficiente, as empresas de ônibus deverão colocar outros veículos para fazer esse trajeto. As empresas, que também são responsáveis pelas vans, ainda não entenderam qual o conceito de linha troncal e alimentadora”, reflete Couto.

As empresas devem, segundo o diretor, colocar as vans para circular dentro dos bairros. “Ao levarem os passageiros até os terminais, as vans devem aguardar no máximo cinco minutos dentro do horário determinado para embarcar os passageiros. Depois, elas retornam aos bairros onde devem pegar mais usuários para leva-los até os terminais. Já conversei pessoalmente com os gerentes da Macaense (Cássio e Carlos) e da Líder (Alexandre) para eles resolverem esse problema”, explica Jaime Couto.

Como funciona o sistema de transporte integrado

Os sete terminais urbanos integram as linhas de ônibus que vão de terminal em terminal (troncais), as vans e micro-ônibus que ligam os bairros aos terminais (alimentadoras) e circulares, além das linhas da serra. As linhas troncais são feitas por ônibus que interligam os terminais, podendo atender mais de um terminal. Um exemplo de troncal é o que liga o Terminal Lagomar ao Terminal Parque de Tubos, passando por outros terminais, com itinerário pré-estabelecido.

As linhas alimentadoras, que são as vans e micro-ônibus, atendem os usuários nos bairros, conduzindo os passageiros aos terminais específicos de cada bairro. O morador da Barra e Fronteira, por exemplo, é conduzido ao terminal da Barra, e lá pega o ônibus troncal rumo ao seu destino.