O Sistema Integrado de Transporte de Macaé poderá servir de modelo para o município de Itaboraí. O presidente da Macaé Trânsito e Transporte – Mactran – Fernando Magalhães, mostrou, na noite de quinta-feira (06), ao secretário de Transporte de Itaboraí, Álvaro Adolfo, e ao presidente da Rio Ita, Daniel Gonçalves, o funcionamento do novo sistema de transporte em Macaé.
Acompanhado do coronel Aracati, Fernando Magalhães conduziu os visitantes ao Terminal Central, ponto de partida para os terminais Lagomar, Parque de Tubos – pela Linha Azul- passando pelo Terminal Lagoa.
Na viagem, Álvaro e Daniel observaram a atuação dos ônibus que fazem as linhas troncais e circulares. Tomaram conhecimento de linhas especiais nos horários de pico, além de acompanhar a operação de micro-ônibus e vans como veículos alimentadores do sistema, conduzindo os usuários dos bairros aos terminais mais próximos, sendo remunerados pelas empresas concessionárias.
Ao final da visita, o secretário de Transporte de Itaboraí parabenizou a prefeitura e manifestou sua admiração pelas soluções encontradas. “Achei interessante a forma como as vans autorizadas municipais foram integradas ao sistema, favorecendo a diminuição de veículos pesados no interior dos bairros, deixando os ônibus para operar terminal a terminal, em vias expressas. A solução para os momentos de pico, tanto de manhã quanto à tarde, me chamou a atenção”, observou.
Álvaro considerou importante a visita a Macaé, e disse que todo o sistema implantado no município poderá servir de modelo para Itaboraí. “Temos de pensar num sistema integrado de transporte a partir de agora, nos preparando para o início das obras e após a construção da refinaria, quando o transporte em Itaboraí vai sofrer alteração brutal, com o aumento da população, que atualmente é de 240 mil habitantes. Além disso, o município vai deixar de ser cidade dormitório para ter vida própria. Os fluxos tradicionais para Niterói e Rio de Janeiro vão se manter. Tudo isso terá que ser equacionado. Creio que o modelo de Macaé nos será útil, até mesmo nos favorecendo a queima de etapas, pelas quais vocês já passaram”, concluiu Álvaro.
O empresário da Rio Ita também elogiou o sistema. “Gostei de tudo o que vi. Enxerguei vontade política. As autoridades de Macaé estão de parabéns, a partir do prefeito. Só se faz uma mudança radical no sistema de transportes, quando há disposição de trabalhar e vontade política, que é fundamental para que o empresário acredite e invista alto no sistema”, afirmou.