Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Os novos ônibus começam a circular em breve no município
O Sistema Integrado de Transporte ganhou 80 novos ônibus, que começam a circular em breve em Macaé. Com isso, o transporte público do município passa a ser composto por 270 ônibus urbanos para atender aos bairros e aos distritos da região serrana. Alguns destes veículos substituirão os coletivos que estão há mais tempo em circulação e os demais serão somados à frota para atender à população. A apresentação dos novos ônibus foi realizada em uma coletiva na sede da empresa SIT, que é prestadora de serviço de transporte urbano na cidade.
- O transporte público de Macaé é visto pela gestão atual como algo extremamente importante para a população. Por isso mesmo, investimos na modernização e em ações como a passagem a R$ 1. E quanto mais se dá condições de uso, maior é o número de usuários do sistema, gerando uma demanda constante por um bom serviço. Por isso temos que proporcionar para a população um transporte público rápido o suficiente, seguro o suficiente, confortável o suficiente e com mais ônibus para que tenhamos um trânsito com menos veículos de transporte individual, o que para mobilidade é muito importante –, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Os novos veículos são equipados com rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, sistema de posicionamento global (GPS) e câmeras que permitem gravar a entrada e saída de pessoas, registrando o movimento em tempo real e oferecendo mais segurança aos usuários. Estes veículos somam-se a outros coletivos adaptados já em circulação, fazendo com que a frota de Macaé seja composta por 100% dos ônibus com elevadores.
Além de colaborar para uma maior rotatividade, a integração dos novos ônibus no sistema também contribui ainda mais na renovação da frota que circula na cidade, uma das mais novas do país. Com a chegada dos novos coletivos, a média de idade dos veículos cai para aproximadamente um ano. Para se ter um parâmetro, a idade média da frota circulante brasileira é de 8 anos e 7 meses, enquanto na capital, o que já leva o Rio a ter uma das frotas consideradas mais novas do Brasil, a idade e média dos carros é de 3,65 anos.
- Firmamos uma parceria com o governo municipal, que fez uma pauta em cima disso para que a cidade acompanhe a demanda. A mobilidade é um grande desafio e a cidade se propôs a buscar avanços. Não vamos resolver os problemas de Macaé de uma hora para outra, mas as ações para que isso aconteça já estão sendo tomadas -, pontuou o diretor-executivo da empresa SIT Macaé, Renato Monteiro.
Futuro – Além da integração de novos ônibus, o futuro do transporte público na cidade também foi debatido, inclusive as ações a curto prazo, como a implantação de novos corredores para ônibus, alterações viárias, medidas para mais fluidez em áreas de gargalo viário, como proibições de estacionamento e criação de faixas seletivas, dentre outras.
- Os ganhos mais importantes para 2015, não necessariamente são os ganhos na tecnologia e nem na quantidade de ônibus. Mas são os ganhos na mobilidade. É assim que conseguirmos fazer estes ônibus circularem em uma velocidade média e frequência maiores. Consequentemente, conseguiremos atender a mais usuários, com mais eficiência e diminuir a lotação nos coletivos –, afirmou Evandro Esteves.
O secretário de Mobilidade Urbana citou ainda os projetos implantados desde o início da gestão e que também contribuíram para uma maior agilidade do transporte público, como a viabilização da Norte-Sul, a ampliação do trecho da RJ-106 entre a Fazenda Mutum e a Lagoa, a abertura e asfaltamento da Mc-088 (Norte-Sul II) e as modificações no entorno dos terminais Lagomar e Parque de Tubos.