logo

Sistema Integrado de Transportes começa a funcionar neste sábado

03/03/2006 15:53:45 - Jornalista: Cesar Dussac

Depois de vários testes e ajustes, o novo Sistema Integrado de Transportes de Macaé começa a funcionar neste sábado. Inspirado no projeto implantado com sucesso em Curitiba (PR), o sistema vai facilitar a vida do passageiro, que pagará apenas uma passagem para circular pela cidade, desde que não saia dos sete terminais urbanos construídos pela prefeitura. Para esclarecer dúvidas, equipes da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e do programa Macaé Cidadão já estão nas ruas orientando a comunidade.

A seguir, as dúvidas mais comuns sobre o novo sistema:

Como funciona - Os sete terminais urbanos vão integrar 31 linhas: troncais, alimentadoras, circulares e expressas, além de duas da serra. As linhas troncais vão interligar os terminais, podendo atender a mais de dois ou três. Um exemplo de troncal é a que vai ligar Lagomar ao terminal do Parque de Tubos, passando por outros terminais, com itinerário pré-estabelecido.

As linhas alimentadoras vão trafegar no interior dos bairros, conduzindo os passageiros aos terminais específicos de cada um. O morador da Barra, Fronteira, Nova Holanda, por exemplo, será conduzido ao terminal da Barra, e lá pegará o ônibus (troncal) rumo ao seu destino. As linhas alimentadores vão usar vans e microônibus. Apenas no Lagomar serão usados ônibus.

Três linhas circulares vão alimentar o terminal Central, beneficiando Cancela Preta, Parque Duque de Caxias, Novo Horizonte, Soy & Mar, Riviera Fluminense, Campo d’Oeste, Visconde, Novo Visconde e Miramar. A quarta linha circular vai operar no bairro São José do Barreto e Vila Badejo.

Como entrar no sistema integrado - Haverá três formas de entrar no sistema integrado. A primeira é pegar o ônibus na rua e pagar; a segunda é pegar no bairro e tomar o ônibus no terminal; a terceira é pegar num terminal e descer em outro. Ao descer num terminal, o passageiro não precisa pagar a passagem (tarifa única) para subir em outro. Ao saltar do ônibus, fora do terminal, o passageiro sai do sistema.

Como esclarecer dúvidas - Para que o passageiro não se perca, haverá nos terminais um quadro com todos os itinerários, além de pessoas com uniforme laranja com a inscrição “Posso Ajudar?”, nas plataformas. Ao todo, 66 pessoas vão orientar a população – uma média de três a quatro por terminal, durante todo o dia, que vão estar entregando material explicativo.

Passagens - Desde que não saia dos terminais, o passageiro a partir deste sábado paga apenas uma passagem de ônibus, no valor de R$ 1,70. Os passageiros que forem para os terminais nas vans e nos microônibus das linhas alimentadoras não precisam pagar passagem: todos vão receber um tíquete, que deverá ser entregue no guinchê de compra da passagem, nos terminais e nos ônibus. Este tíquete vai servir de controle para as empresas de ônibus, que vão reembolsar as vans.

Horários – Os terminais estarão abertos 24 horas. As linhas do Sistema Integrado de Transportes vão funcionar 18 horas por dia, das 5h às 23h. De acordo com a necessidade, algumas linhas vão circular durante a madrugada.

Vans Intermunicipais – Só terão liberação para circular nas ruas de Macaé as vans autorizadas pelo Detro, até o Centro da cidade, próximo ao Banco do Brasil, fazendo o trajeto normal. O passageiro pode embarcar ou desembarcar das vans intermunicipais nos pontos de ônibus.

Para os passageiros que vierem de Rio das Ostras e Região dos Lagos (área Sul), as vans não autorizadas pelo Detro tem que parar próximo ao Terminal Parque dos Tubos. Nas vans que vierem da área norte (Campos e Conceição de Macabu) o passageiro deve descer no Terminal do Lagomar. As que vierem da BR-101 (Rio) devem deixar os passageiros no Terminal Virgem Santa (próximo ao Fórum).

Implantação - Para implantar o sistema de transporte, a prefeitura teve que fazer uma nova licitação para a concessão de linhas de ônibus, além de concluir a obra dos terminais rodoviários. No projeto original dos terminais, foi incorporada à construção uma lanchonete. Os terminais contam com sanitários, banco 24 horas, bilheteria e estacionamento para as vans.