Já está tudo pronto para o início do funcionamento do novo Sistema Integrado de Transportes, que começa a funcionar no próximo dia quatro. Pagando uma só passagem, o macaense poderá circular por toda a cidade, desde que troque de ônibus dentro dos sete terminais urbanos. Equipes da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e do programa Macaé Cidadão já estão nas ruas orientando a comunidade e tirando dúvidas sobre o sistema.
Além disso, a Secretaria de Comunicação Social já iniciou a campanha de divulgação do sistema na mídia – rádio, tevê e jornais – explicando tudo de forma bem didática. “Quando o sistema começar a funcionar, uma equipe do “Posso Ajudar?” estará trabalhando direto nos terminais, para esclarecer qualquer dúvida da população”, explicou. O sistema é o mesmo já adotado com sucesso em Curitiba
Os sete terminais urbanos vão integrar 31 linhas: troncais, alimentadoras, circulares e expressas, além de duas da serra. As linhas troncais vão interligar os terminais, podendo atender a mais de dois ou três. Um exemplo de troncal é a que vai ligar Lagomar ao terminal do Parque de Tubos, passando por outros terminais, com itinerário pré-estabelecido.
As linhas alimentadoras vão trafegar no interior dos bairros, conduzindo os passageiros aos terminais específicos de cada um. O morador da Barra, Fronteira, Nova Holanda, por exemplo, será conduzido ao terminal da Barra, e lá pegará o ônibus (troncal) rumo ao seu destino.
Três linhas circulares vão alimentar o terminal Central, beneficiando Cancela Preta, Parque Duque de Caxias, Novo Horizonte, Soy & Mar, Riviera Fluminense, Campo d’Oeste, Visconde, Novo Visconde e Miramar. A quarta linha circular vai operar no bairro São José do Barreto e Vila Badejo.
Haverá três formas de entrar no sistema integrado. A primeira é pegar o ônibus na rua e pagar; a segunda é pegar no bairro e tomar o ônibus no terminal; a terceira é pegar num terminal e descer em outro. Ao descer num terminal, o passageiro não precisa pagar a passagem (tarifa única) para subir em outro. Ao saltar do ônibus, fora do terminal, o passageiro sai do sistema.
Para que o passageiro não se perca, haverá nos terminais um quadro com todos os itinerários, além de pessoas com uniforme com a inscrição “Posso Ajudar?”, nas plataformas. Os terminais urbanos estão recebendo os retoques finais para a implantação do sistema.
Para implantar o sistema de transporte, a prefeitura teve que fazer uma nova licitação para a concessão de linhas de ônibus, além de concluir a obra dos terminais rodoviários. “Tivemos que fazer mudanças no edital de licitação por exigência do Tribunal de Contas. Isso atrasou o processo. Além disso, as equipes que vão trabalhar nos terminais passaram por treinamento”, explicou o presidente da Mactran, Fernando Magalhães.
No projeto original dos terminais, foi incorporada à construção uma lanchonete. Os terminais (Parque de Tubos, Vivendas da Lagoa, Centro, Barra de Macaé, Lagomar, Aeroporto e Virgem Santa) terão sanitários, banco 24 horas, bilheteria e estacionamento para as vans. Além dos ônibus circulando haverá vans legalizadas que vão auxiliar o sistema de transporte.