De 07 e 09 de junho de 2006 será realizada, em Macaé, a segunda edição da Feira e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore. O evento acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e está sendo organizado pelo Media Group do Brasil, com apoio da Petrobras, do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), da prefeitura de Macaé, de representantes da indústria do petróleo e gás, do Ibama e da área acadêmica.
O diretor geral do Media Group, Eric Henderson, os secretários Fernando Marcelo tavares (Meio Ambiente) e Cláudio Bogado (Trabalho e Renda), o diretor do Grupo de Empresas Prestadoras da Indústria do Petróleo e Afins (Geps), Walter Bonifácio, estiveram reunidos na quinta-feira (08), no Hotel Comfort, para apresentar os destaques da feira.
Entre as novidades estão as apresentações do programa da prefeitura de Macaé para o reflorestamento de áreas degradadas, desenvolvido em parceria com produtores e empresas da região, e a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social a empresas e municípios regionais. A MG Media Group cederá um espaço na feira às empresas ganhadoras do Prêmio Petrobras 2005 de SMS para mostrar seus trabalhos.
- A prefeitura de Macaé fará o cadastramento ambiental de empresas para monitoramento de resíduos, da estocagem até o destino final. O município ainda não tem esse tipo de informação. O programa de reflorestamento visa produzir mudas para proteger o manancial hídrico. Já iniciamos o projeto piloto com empresas como a Ed Control e estamos negociando com o Geps – afirmou Fernando Marcelo.
A primeira edição da Protection Offshore, realizada em 2004, reuniu 120 expositores e um público de 8 mil e 700 pessoas. A estimativa para 2006 é que 150 empresas ocupem os estandes e 11 mil visitantes passem pelo Macaé Centro nos três dias do evento.
- 2006 será o ano do SMS. A partir de janeiro, a Petrobras exigirá padrões internacionais de SMS para selecionar fornecedores. Os investimentos nesta área na Bacia de Campos, segundo previsões, devem chegar a quase U$ 2 bilhões, até 2010. Isso significa que a demanda por empresas fornecedoras de tecnologia, serviços e equipamentos na área de saúde, meio ambiente e segurança aumentará muito, representando grande oportunidade às empresas – explicou Eric Henderson.
-
A Protection Offshore reunirá empresas nacionais e internacionais líderes do setor, pesquisadores, fornecedores de serviços que terão oportunidade de demonstrar produtos direcionados para esse segmento. O tema central das palestras será “A influência da inovação tecnológica no aprimoramento da gestão de SMS”. Painéis abordarão as perspectivas de crescimento da indústria de petróleo e a cultura de SMS, e debates discutirão o transporte aéreo e marítimo, além do embarque e desembarque nas plataformas.
Tecnologias disponíveis e metodologias para prevenção, identificação e respostas a derramamentos de óleo, serão abordadas por especialistas. A responsabilidade social nas empresas será um dos focos da feira: o IBP vai expor os indicadores de Responsabilidade Social para o setor de Petróleo e Gás, lançado em parceria com o Instituto Ethos, visando diagnosticar a atuação da indústria petrolífera nessa área.
O Prêmio de Responsabilidade Social, que será entregue durante o evento, é coordenado pelo Geps e terá em seu comitê organizador um representante da Petrobras UN-BC. “O objetivo é estimular a responsabilidade social e as ações que acontecem de forma isolada nessa área, venham ser exemplo a outras empresas” ressaltou Bonifácio.
Cláudio Bogado destacou que a Petrobras e a secretaria de Trabalho e Renda são parceiras em cursos de hotelaria com foco na certificação também na área de segurança. Como os cursos de culmin (saloneiro), camareiro (taifeiro) e gerente de restaurante.