Levar os estudos sobre limnologia para a sociedade. Com esse objetivo, a comissão organizadora do 11º Congresso Brasileiro de Limnologia abre nesta sexta-feira (24), às 18h30min, no Macaé Centro, o evento, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem), prefeitura e Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL). Segundo a SBL, o congresso vai criar mecanismos para popularizar a limnologia - ramo da ciência que se dedica ao estudo ecológico dos diversos ecossistemas aquáticos continentais.
A programação do congresso destinou uma grade no evento para as iniciativas voltadas para a participação da sociedade da região – serão abordadas atividades relacionadas à água, educação ambiental, divulgação científica e popularização da limnologia. De acordo com a SBL, estas atividades visam a disseminação do conhecimento limnológico e a participação individual e coletiva na percepção, mediação e solução de problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos.
A Sociedade Brasileira de Limnologia divulgou que dentre as atividades previstas, serão promovidas entrevistas coletivas por estudantes da região com personalidades do congresso, visando debater aspectos científicos, políticos e de gestão dos recursos hídricos; mostra de trabalhos realizados por escolas de Macaé e região enfocando a temática dos recursos hídricos e mostra de vídeos que tratam da questão dos recursos hídricos com foco na preservação, poluição e problemas.
A SBL informou ainda que haverá exposição para produções artísticas, culturais, didáticas e técnicas sobre a temática da água, além de um espaço para que os congressistas interessados realizem oficinas com a temática da água para públicos diversos. O congresso será promovido até a próxima terça-feira (28). O tema “Limnologia: integrando Ciências Aquáticas e Sociedade” será abordado pelos maiores cientistas do país.
Oficinas com temas como “Mudanças climáticas, energia e limnologia”, “Responsabilidade Social e Água”, “Limnologia Experimental”, “Estudos estratégicos de Bacias Hidrográficas”, “Limnologia em Reservatórios”, “A Limnologia precisa de Educação Ambiental? Qual?”, “Exploração de Petróleo e Recursos Hídricos” serão abordados.