‘Lugares de Memória’ terá seis circuitos
A partir desta semana está aberto o agendamento para os projetos histórico-culturais do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. Todas as atividades oferecidas pelo museu são gratuitas e diversificadas, atendendo desde crianças a acadêmicos, grupos escolares e turistas. A novidade deste ano é a ampliação de roteiros do projeto ‘Lugares de Memória’.
O Solar oferece os projetos ‘Visita Guiada’, ‘Lugares de Memória’ e, mensalmente, o projeto ‘Curta no Museu’, para exibição de curtas-metragens e promoção de debates sobre temas relevantes para a sociedade. No museu da cidade acontecem também aulas de capoeira.
O projeto ‘Visita Guiada’ é voltado para àqueles que querem conhecer a história de Macaé e região ou se aprofundar nela por meio de um passeio pelo Solar, um edificação histórica de valor arquitetônico e que guarda importantes acervos. Já o ‘Lugares de Memória’ é um tour, também conduzido por guia da casa, que vai além do chalé construído em 1891.
Fora a visitação ao Forte Marechal Hermes ou à Igreja dos Jesuítas da Fazenda do Santana, este ano, será possível marcar um passeio cultural ao Museu do Legislativo, à Praça Washington Luiz, à Rua da Praia e ao Mercado de Peixe. A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, disse que a ampliação dos circuitos foi motivada pelas muitas histórias a contar sobre Macaé e pelos diversos lugares de patrimônio material a serem culturalmente explorados.
Patrícia completa: “O objetivo é fazer com que crianças, jovens e adolescentes tenham a certeza do pertencimento às suas raízes, tanto aqueles que aqui nasceram, quanto aqueles que aqui escolheram viver. Tudo é História”.
“Este ano, o ‘Lugares de Memória’ terá seus horizontes ampliados. Só no centro da cidade, temos lugares que no corre-corre do dia-a-dia não conseguimos apreciar com calma. Mas, com um guiamento correto, será possível olhar além. As crianças levarão conhecimento histórico e muitos laços de memória para a vida. Sem falar da aventura da descoberta da própria cidade”, disse.