Considerado o criador do estilo Western Spaguetti, o cineasta italiano Sérgio Leone é o homenageado deste mês do Cine Semaph, promovido pela Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé. Com entrada franca, o Cine Semaph mudou de dia: a partir de agora, as sessões vão acontecer sempre toda quinta-feira, às 19h.
A estréia da mostra será com o filme "Por uns Dólares a Mais", produção de 1965, com Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Klaus Kisky. O filme conta a história de um astuto caçador de recompensas, que perambula pelas cidades do velho oeste americano em busca de um novo alvo. Ele o encontra quando vê o cartaz de procurado de Índio, um perigoso bandido que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer, outro caçador de recompensas. Os dois partem no encalço de Índio mas, sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles precisam decidir entre unir forças ou serem eliminados pela gangue.
Filho de um antigo industrial do cinema, Sérgio Leone começou a carreira aos 18 anos, como assistente de direção em filmes de outros cineastas. Nos anos 60, quando o cinema italiano era essencialmente voltado para as comédias, ele foi o primeiro a trabalhar em filmes épicos e depois nos filmes de western. Ele passou treze anos preparando o clássico "Era uma vez na América", um épico lançado em 1984 no Festival de Cannes. Hoje, Leone é fonte de inspiração para novos cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.